Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra quarto caso de febre chikungunya neste ano

Da Redação

Em 27/09/2017 às 19:20

Chikungunya e a dengue são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (27), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou mais um caso de febre chikungunya em Presidente Prudente. Trata-se do quarto registro da doença neste ano, sendo três autóctones e um importado.

A pessoa que contraiu a doença é uma mulher de 36 anos, moradora do condomínio residencial Village Damha, no bairro Alto da Boa Vista, na zona sul da cidade. De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, as equipes já iniciaram o trabalho de bloqueio de criadouros no bairro e imediações para evitar a proliferação do mosquito vetor, Aedes Aegypti.

A ação começou nesta quarta-feira (26) e continuará na quinta-feira (27) na região sul. Já a nebulização no bairro está prevista para ocorrer na sexta-feira (29). "Estão sendo planejadas diversas atividades para intensificar neste período que antecede o verão", adianta.

Até o momento, foram confirmados três casos autóctones: no Damha I, Central Park e Village Damha. Um registro importado foi confirmado no Dahma I, de um morador que contraiu a doença em viagem.

A diretora da VEM lembra que a chikungunya e a dengue são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Até o momento, já foram confirmados 12 casos autóctones de dengue em Prudente.

"A chikungunya ainda não tem cura, os sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações de pés e mãos, além dos dedos, tornozelos e pulsos; dores de cabeça e dores musculares, manchas vermelhas na pele, entre outros sintomas", explica.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.