Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc leva teatro a centros da terceira idade e promove oficina

Da Redação

Em 02/10/2017 às 10:14

Espetáculo mostra, Elizete, interpretado pela atriz Valéria Arbex, entre pastas de grão de bico, ao passo que recebe o público na cozinha da sua infância

(Foto: Lenise Pinheiro/AI)

Através da magia do teatro e do desenvolvimento da memória afetiva pela culinária, o Sesc Thermas de Presidente Prudente comemora o Dia Internacional do Idoso – celebrado domingo (1º) – com atividades voltadas para o público da terceira idade por meio da Mostra Sentidos - A Longevidade na Arte, que promove reflexões sobre envelhecimento e longevidade.

Na quarta-feira (4), a Cia. Damasco de Teatro, de São Paulo, apresenta o espetáculo Salamaleque no Centro de Referência ao Idoso, às 9h30. No período da tarde, às 15h, a encenação da peça será na Vila da Dignidade.

O espetáculo mostra, Elizete, interpretado pela atriz Valéria Arbex, entre pastas de grão de bico, água aromatizada e pão com zátar, ao passo que recebe o público na cozinha da sua infância, no dia da sua celebração. Os espectadores são conduzidos através da memória da personagem, convidados a sentar-se à mesa e compartilhar das histórias de vida, trazidas junto de aromas, cores e melodias.

A peça resgata as cartas de amor trocadas entre dois imigrantes, avós da atriz – Nicolau Antônio Arbex e Nadime Neif Name –, durante o período do noivado, na década de 1930. Eles tiveram suas vidas cruzadas após a chegada ao Brasil. "Salamaleque é uma colcha de retalhos que ouvi, da memória de minha família, da pesquisa gastronômica e histórica que fiz", comenta Valéria.

Oficina

A memória afetiva desenvolvida a partir da percepção sensorial que surge do aroma agradável da cozinha árabe. Esta é a proposta da oficina Culinária Árabe - Memória afetiva, que será realizada na quinta-feira (5), às 10h, no quiosque do Sesc Thermas.

Com Valéria Arbex, da Cia. Damasco de Teatro, de São Paulo, a atividade utiliza pão com azeite e zátar, tomilho, sálvia, salsa e orégano, babaganuche, água aromatizada e raha. A partir destas receitas árabes, os participantes têm a oportunidade de aprender a fazê-las ao mesmo tempo que conhecem a história de sua procedência.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na central de atendimento. As vagas são limitadas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.