Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Salão do Livro lança livro sobre jornalista José Hamilton Ribeiro

Da Redação

Em 02/10/2017 às 18:00

Biografia começa contando a história do menino nascido na pequena Santa Rosa de Viterbo (SP), que, desde cedo, demonstrava vocação para o jornalismo e a literatura

(Foto: Divulgação)

Sete prêmios Esso, o mais importante da imprensa brasileira. O único jornalista brasileiro que esteve nos campos de combate da Guerra do Vietnã, em 1968. Um dos fundadores do Globo Rural, programa de tevê onde brilha até hoje, no alto de seus 82 anos de idade, sendo, talvez, o profissional de imprensa mais velho em atividade nos meios de comunicação do Brasil. Este personagem é José Hamilton Ribeiro, cuja biografia “O jornalista mais premiado do Brasil” será lançada na quarta-feira (4), às 19h30, no Salão do Livro de Presidente Prudente.

O autor da obra, o também jornalista Arnon Gomes, de Araçatuba (SP), estará no evento para autografar o livro e fazer uma palestra em que contará como foi a experiência de contar a trajetória deste grande nome do jornalismo brasileiro, bem como todo o processo de elaboração do livro. Em seguida, fará sessão de autógrafos do livro.

A obra é resultante de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quando Gomes ainda era estudante universitário de jornalismo. A biografia começa contando a história do menino nascido na pequena Santa Rosa de Viterbo (SP), que, desde cedo, demonstrava vocação para o jornalismo e a literatura.

Para estudar, morou em Casa Branca, São Simão, Ribeirão Preto e Franca. Em São Paulo, consagrou-se jornalista, passando pela Folha de S. Paulo, Quatro Rodas, Veja e a mítica revista Realidade, última palavra em matéria de jornalismo em revista no Brasil. Foi por essa publicação que se tornou um nome nacional, ao cobrir a Guerra do Vietnã, onde perdeu parte da perna esquerda ao pisar numa mina terrestre. Durante a ditadura militar, modernizou a imprensa do interior de São Paulo. E, desde o início dos anos 1980, trabalha na Rede Globo.

Mas a obra se propõe a ir além. Procura explicar o motivo de, entre os jornalistas de sua geração, provavelmente a mais brilhante da história da imprensa brasileira, Zé Hamilton ser o único a ficar tanto tempo na reportagem, mesmo com o avanço da TV e, posteriormente, da internet. Procura desvendar quais os macetes que o tornaram o jornalista brasileiro com o maior número de prêmios. E mais: resgata suas reportagens inesquecíveis, em momentos cruciais da vida brasileira, e o legado que deixou.

Toda essa saga é contada com depoimentos do próprio biografado e também de pessoas que conviveram com ele. São jornalistas, que, assim como o biografado, possuem grandes trajetórias, além de amigos e familiares. Bastante ilustrado, o livro é dividido em dez capítulos e tem 260 páginas. O prefácio é de autoria do também jornalista Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S. Paulo e genro de José Hamilton.

Sobre o autor

 Arnon Gomes é jornalista formado pela Unisanta (Universidade Santa Cecília), nascido em Santos (SP), em 25 de fevereiro de 1983. É editor-chefe do jornal “Folha da Região”, de Araçatuba (SP). Tem pós-graduação em História e Cultura e é autor de outros dois livros "Com véu de alegoria - cem anos de carnaval em Araçatuba" (Somos, 2008) e "Genilson Senche, homem de ideias e ação" (Somos, 2011). Atualmente, trabalha na elaboração de duas biografias. É membro da Academia Araçatubense de Letras desde novembro de 2015.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.