Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bugalho freia aterro no Timburi; Estre quer dialogar

ROGÉRIO MATIVE

Em 02/10/2017 às 22:20

Bugalho participou de um almoço com moradores e proprietários rurais do Timburi no fim de semana

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O prefeito Nelson Bugalho (PTB) deixou a neutralidade praticada nos últimos meses de lado e, pela primeira vez, mostra-se totalmente contra a construção de um aterro sanitário no Bairro Timburi, zona rural de Presidente Prudente. O chefe do Executivo promete não renovar a licença de cessão de uso de solo emitida, em 2015, ao Grupo Estre, que afirma estar aberto ao diálogo sobre a viabilidade do projeto.

No último sábado (30), Bugalho participou de um almoço com moradores e proprietários rurais. Na ocasião, cravou que o Timburi não receberá lixo, ou seja, deve travar o projeto do Grupo Estre para o local.

De acordo com ele, Prudente fará um aterro sanitário com nove municípios, que deve ser implantado na região. "Prudente não vai depositar resíduos aqui. Prudente assinou com mais nove municípios um protocolo de intenções para implantação de um aterro sanitário regional. O local ainda será definido, mas certamente não será em Prudente porque há participantes de muito longe, como é o caso de Marília e Paraguaçu [Paulista]", disse.

"Reafirmei aos moradores o que já lhes tinha dito há meses - de que eu seria fiel às análises técnicas, até porque quem licencia aterro é o Estado. A Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] ainda não se manifestou sobre o Timburi, mas se considerando as restrições já apresentadas até pelo Ministério Público, o local não é certamente dos mais indicados para um aterro", falou.

De pouca importância em março, quando questionado sobre o documento, a licença de cessão de uso de solo é o trunfo de Bugalho para frear a construção de um aterro particular no bairro Timburi. Apesar da necessidade de licenças da Cetesb, a obra também precisa do aval da Prefeitura.

A licença de cessão de uso de solo foi concedida em 2015, pelo então prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).

Quer dialogar

Em nota enviada ao Portal, a Estre afirma que o projeto do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) - aterro sanitário - "está sendo desenvolvido com respeito à legislação vigente e às exigências dos diversos órgãos responsáveis pelas autorizações de empreendimentos com estas características".

"Com 18 anos de atuação no segmento de soluções ambientais, a empresa se destaca pela qualidade dos projetos que executa e opera e é reconhecida por clientes e parceiros", diz a nota.

Pela manutenção do projeto, a empresa aponta a busca por diálogo com a Prefeitura. "A Estre reitera que segue à disposição para dialogar e prestar qualquer esclarecimento relacionado à viabilidade e aos benefícios sustentáveis planejados para o projeto na região de Presidente Prudente", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.