Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com 292 casos, audiência debate leishmaniose em PP

Da Redação

Em 03/10/2017 às 20:05

Transmissão ocorre pela picada de insetos flebotomínios (mosquitos) do gênero Lutzomya

(Foto: Arquivo)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nesta terça-feira (3), mais 17 casos positivos de Leishmaniose Visceral Canina em Presidente Prudente. Agora, são 292 registros da doença apenas neste ano. Diante do cenário, uma Comissão Especial (CE) da Câmara Municipal realiza audiência pública, nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, para encontrar o tratamento mais adequado para cães.

Do total divulgado pelo CCZ, 16 casos foram contraídos no próprio município e apenas um é importado. Os últimos casos foram registrados em diversos pontos da cidade, com destaque para a Vila Marcondes, Jardim Paulista, Vila Ocidental e Jardim Vale do Sol, com dois registros cada um.

Já no Residencial São Paulo, Parque Imperial, Residencial Maré Mansa, Jardim Sumaré, Vila Charlote, Jardim Mediterrâneo, Distrito de Montalvão, Jardim Sabará e Jardim Bela Vista foram confirmados um caso de LVC.

Desde o surgimento da doença em Presidente Prudente, em 2010, já foram diagnosticados 834 casos de leishmaniose canina e seis casos em humanos (sendo dois este ano). O número é expressivo, mas abaixo do observado em cidades de porte semelhante, como Marília, que tem 12 casos da doença em seres humanos apenas em 2017, conforme o CCZ.

O diretor do CCZ, Célio Nereu Soares, orienta a população a tomar medidas simples para combater a disseminação da doença. “É indispensável que os munícipes cuidem bem do quintal, pois temos que controlar o mosquito, para poder prevenir a leishmaniose”, explica.

Audiência

Nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, a Comissão Especial (CE) da Câmara Municipal de Presidente Prudente que apura denúncias feitas por munícipes sobre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza uma audiência pública para "encontrar o melhor e mais adequado tratamento para a Leishmaniose Visceral Canina" no município.

A reunião deve receber a sociedade civil em geral e organizada, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e profissionais de Medicina Veterinária para debater o assunto.

A comissão tem acompanhado reuniões no Executivo entre o MP, OAB, Defensoria Pública e representantes do Poder Público sobre a assinatura de um possível Termo de Compromisso relacionado ao atendimento, tratamento e acolhimento de animais em Presidente Prudente.

De acordo com a presidente da CE, Alba Lucena (PTB), a ideia é buscar uma fundamentação teórica e pratica para elaboração de uma nova lei sobre o assunto. “A que está em vigência se tornou ultrapassada e precisa ser revista. Este novo dispositivo deverá ser uma mudança de paradigma para os animais da cidade", pontua.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.