Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Tecnologia une criança e idoso por busca de conhecimento em PP

Da Redação

Em 04/10/2017 às 09:30

Aos 90 anos, José Francisco está empolgado para aprender a usar as atuais ferramentas tecnológicas

(Foto: Marcelo Teixeira/AI)

Uma diferença de 80 anos apagada através da curiosidade pela tecnologia. A imagem pode ser vista no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Thermas de Presidente Prudente, que oferece, ao longo do ano, diversos cursos livres com inscrições gratuitas visando promover a experimentação de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas, além de estimular o potencial criativo e inventivo dos participantes.

A cada abertura de um curso surgem novos personagens de diferentes idades, com histórias cativantes e relatos inspiradores, como José Francisco da Silva, policial militar aposentado e morador de Presidente Prudente. Aos 90 anos e empolgado para aprender a usar as atuais ferramentas tecnológicas, ele participa de seu segundo curso no ETA: o de Introdução ao Uso de Notebooks e Computadores.

“O primeiro curso que fiz aqui foi para aprender a mexer no celular. Gosto de fazer cursos para acompanhar a evolução. As coisas mudam com o tempo. Em casa tenho televisão 3D, computador e notebook. Adoro a tecnologia, por isso tenho essa curiosidade e necessidade de aprender”, explica.

José ressalta outros fatores que o atraíram para a atividade, como a gratuidade. “A vantagem aqui é que não se paga pelo curso e a explicação do professor é ótima, com paciência de entender a limitação da minha idade”, destaca.

Oito décadas mais jovem e não menos curioso em aprender, Rodolfo Augusto Arcanjo, de 10 anos, vê no curso de Programação com Scratch e Raspberry Pi uma oportunidade de se preparar para a área que deseja trabalhar no futuro, o campo da robótica. Com pouca idade, mas muita segurança do que quer, o garoto começou sua primeira aula nesta sexta-feira (22), data de início do curso.

“Eu quero muito fazer robótica e para isso tenho que aprender programação. É por isso que estou fazendo esse curso de Programação com Scratch e Raspberry Pi. Deve ser fácil, aprendi bastante coisa no curso de desenho gráfico e acho que vai me ajudar”, acredita.

ETA

Projetado para estimular a inventividade e formação, o Espaço de Tecnologias e Artes dispõe de educadores especializados encarregados de propor conteúdos, dinâmicas e atividades, bem como de dar soluções às dúvidas rotineiras ou às demandas específicas de cada usuário.

"O Sesc busca oferecer atividades que atraiam diversos públicos, sempre com novidades. Não são cursos voltados para nichos específicos, pois as tecnologias fazem parte da vida de todos, de crianças a idosos. Atualmente, estamos com cursos de maior duração, com grande procura. Buscamos consolidar o espaço para a formação livre em artes e tecnologias e alfabetização digital", destaca o técnico de programação do Sesc, Nilo Mortara.

"É interessante que nossa unidade tem um grande público idoso, e eles se interessam muito pelo mundo digital. Por isso aproveitamos esse espaço do ETA para também forma-los no uso de tecnologias e manipulação das ferramentas disponíveis, como notebook e smartphones", complementa ele.

As ações do ETA também abrangem a área artística, como o curso Figurino – Costurando Personagens, que teve seu último encontro na semana passada, e focou na construção do processo criativo e execução de um figurino, desde a leitura do roteiro, concepção do conceito, desenvolvimento do projeto até a apresentação do traje.

A advogada aposentada Helena dos Reis Baba, de 64 anos, teve curiosidade em participar da atividade por nunca ter se envolvido na área. “Aprendi muita coisa, com atividades ao ar livre, o que achei bem interessante. Tive dificuldade de desenhar o figurino, que é um pouquinho difícil, mas com as técnicas passadas em aula consegui fazer. Durante o curso, tivemos várias atividades em que aprendemos habilidades como pintura, por exemplo”, esclarece.

Serviço

Informações sobre cursos disponíveis no Sesc Thermas de Prudente através do Espaço de Tecnologias e Artes pelo telefone: (18) 3226-0400.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.