Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Proteção a aquíferos é debatido em seminário no Matarazzo

Da Redação

Em 04/10/2017 às 13:16

Seminário é realizado em um momento que a Justiça Federal determina a suspensão da exploração de gás de folhelho

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

O Centro Cultural Matarazzo foi sede, nesta quarta-feira (4), do 1º Seminário “Cuidando das Águas do Pontal do Paranapanema”, cujo tema principal foi a exploração do gás de xisto. O evento foi realizado pelo Cômitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-P).

O seminário é realizado em um momento que a Justiça Federal determina a suspensão da exploração de gás de folhelho, também conhecido como xisto, com uso da técnica do fraturamento hidráulico ou “fracking”, nos blocos da Bacia do Rio Paraná, situados na região do Oeste Paulista.

“Estamos em uma região com potencialidades para a exploração de energia gerada por meio de fontes renováveis, como a energia eólica [vento] e fotovoltaica [sol]. E o nosso papel é evitar o comprometimento das reservas subeterrâneas de água como o Aquífero Gurarani”, disse o prefeito Nelson Bugalho (PTB), presidente do CBH-P.

Ele citou ainda a lei municipal de autoria do vereador Ivan Júnior (PTB), que proíbe a exploração do gás em Presidente Prudente. O projeto foi aprovado em abril deste ano pela Câmara Municipal, conforme publicou o Portal.

O seminário contou com a palestra de Luis Roberto Gomes, procurador da República em Presidente Prudente desde 1997. Ele falou sobre o tema “Proteção das águas subterrâneas à luz da precaução e do desenvolvimento sustentável: ações do Ministério Público Federal contra a produção de recursos petrolíferos por meio do fracking”.

Galileu Marinho das Chagas, mestrando em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em direito ambiental pela PUC/PR e  membro da Comissão de Meio Ambiental da Seccional de São Paulo falou sobre o tema  “Aquífero Guarani e o Gás de Xisto”.

“O Gás de folhelho [xisto] e o risco de contaminação dos aqüíferos do oeste paulista” foi o tema da palestra de Ricardo Hirata, professor titular do Instituto de Geociências e vice-diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas (CEPAS/USP). Geólogo, ele desenvolveu o seu doutorado e mestrado na USP e Pós-Doutoramento na Universidade de Waterloo (Canadá).

O evento contou com a participação de estudantes, profissionais da área ambiental, professores universitários e do prefeito de Teodoro Sampaio, Ailton César Herling.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.