Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto fomenta novos aspectos da comida em PP

Da Redação

Em 05/10/2017 às 11:20

Para celebrar Dia Mundial da Alimentação, novo projeto prevê programação com oficinas, vivências e bate-papos

(Foto: Tadeu Brunelli/AI)

Do cultivo ao preparo de pratos da culinária brasileira e a importância de uma boa alimentação para o equilíbrio do corpo. Esta é a proposta do Sesc Thermas de Presidente Prudente na primeira edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto que traz à luz diversas pautas e vertentes do universo da comida de verdade.

Muito mais que sabores, o público poderá testar experiências das mais diversas através de passeio em horta, vivências e bate-papos durante este mês. As atividades são gratuitas.

Causado por uma quantidade excessiva de glicose no sangue, que ocorre quando ela não é eficientemente metabolizada pelo organismo, o diabetes é cercado de mitos e verdades em relação ao consumo de alimentos. O assunto será abordado no bate-papo "Nutrição e Diabetes. Como Funciona?", comandado pela nutricionista e mestre em educação Grace Francéli Quintana Facholli Garcia.

Quais os tipos de diabetes e as diferenças entre eles, além de como o alimento pode ser consumido para evitar a doença ou durante o convívio com ela serão temas trabalhados na atividade marcada para a área de convivência do Sesc, no dia 11, às 19h.

Nos dias 14 e 15, às 10h, o chef Carlos Ernesto Durand Lhanes, de São Paulo - refugiado peruano por conta de questões políticas -, conta um pouco das recordações que tem da vida no país natal por meio de pratos da sua região, mostrando que a comida possui memória afetiva e também pode ser alimento para a alma. A vivência gratuita será no quiosque do Sesc Thermas. As inscrições podem ser feitas na central de atendimento.

As atividades sobre alimentação seguem no dia 28, com o bate-papo "Comida, Cultura e Comensalidade". Às 10h, o professor Dr. Hélio Hintze, de Jaguariúna (SP), convida os participantes a pensar sobre as relações entre alimentação e cultura, a partir de uma visão relacionada à ecologia, sociologia e antropologia, formando uma compreensão dos novos e antigos ritos de consumo do alimento. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas na central de atendimento.

E para fechar a programação especial do mês, o Sesc Thermas promove a oficina "Plantas Alimentícias não Convencionais", com a chef e educadora gastronômica Gabriela Brucoli, de Jaguariúna (SP).

Na atividade que será realizada no dia 29, às 10h, o participante aprende a reconhecer e entender o que é uma planta não convencional e como utilizá-la no preparo de pratos já esquecidos ou pouco explorados na culinária brasileira. A oficina será no quiosque do Sesc e as inscrições gratuitas e podem ser feitas na central de atendimento.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.