Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

VEM inicia mutirão de combate à dengue a partir de sábado

Da Redação

Em 18/10/2017 às 10:41

Confirmação dos locais dos mutirões será feita após a divulgação dos resultados do levantamento Índice de Breateau (IB) e Índice de Infestação Predial (IIP)

(Foto: Arquivo/Secom)

Com o objetivo de orientar a população na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará quatro mutirões em Presidente Prudente. Os trabalhos desenvolvidos pelos agentes do órgão serão aos sábados, nos dias 21 e 28 de outubro e 11 e 25 de novembro.

Conforme a diretora da VEM, Elaine Bertacco, a confirmação dos locais dos mutirões será feita após a divulgação dos resultados do levantamento Índice de Breateau (IB) e Índice de Infestação Predial (IIP), que deverá ocorrer ainda nesta semana. A intenção é mobilizar a área com maior incidência de larvas do mosquito.

Segundo ela, os resultados definirão as áreas contempladas com os mutirões. Já que o IB avalia a densidade larvária do município, e servirá para traçar os trabalhos específicos para cada área. É através do levantamento, que a VEM tem o conhecimento da situação larvária em cada localidade.

A ação contará com o envolvimento de mais de 100 agentes da VEM e de Estratégias de Saúde da Familia (ESF), que percorrerão os bairros orientando os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os agentes deverão orientar a população sobre os sinais e sintomas das doenças, além de auxiliar os moradores em relação ao descarte correto de pequenos recipientes, que possam acumular água e servir como possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a VEM, uma das regiões que será alvo durante os mutirões é a Área 4, que compreende alguns bairros da região leste, dentre eles: Parque Alvorada, Vila Marcondes, jardins Planalto, Santana, Santa Mônica, e adjacências.

"Os mutirões têm como objetivo eliminar todos os criadouros, visando o bloqueio de transmissão das arboviroses. Chamamos a população para que todos juntos possamos combater o Aedes", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.