Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Zona leste de Prudente está próxima de surto de dengue

Índices Breteau e Infestação Predial estão altos, aponta VEM

Da Redação

Em 20/10/2017 às 11:23

Vigilância Epidemiológica cancelou o mutirão que seria realizado na zona leste devido a previsão de chuva

(Foto: Arquivo/Secom)

De todos os setores da cidade, a zona leste de Presidente Prudente é a que mais preocupa a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Divulgado pelo órgão, o resultado do Levantamento do Índice Rápido de Infestação (LIRA) aponta possível risco de surto de dengue. 
 
Em todo município, o Índice de Breteau (IB) - que é o número de recipientes com larvas - ficou em 1,5. Já o Índice de Infestação Predial (IIP) - que é o número de imóveis com larvas - ficou em 1,3. Segundo a Organização Mundial de Saúde  (OMS) o índice é considerado situação de alerta.
 
Ainda conforme a OMS, acima de 4 é considerado risco de surto. E para chegar a tal número, bairros da zona leste estão próximos. A área 4, compreendendo os bairros Parque Furquim, Vila Furquim, Vila Marcondes, Parque Alvorada, Jardim Planalto, Santa Mônica, entre outros, teve o Índice de Breteau em 3,4. Já o Índice de Infestação Predial ficou em 3,2. 
 
A diretora da VEM, Elaine Bertacco, diz que já era esperado índices altos na área 4. "Pois foram os locais onde os agentes, nos trabalhos de casa a casa e bloqueio contra criadouros, encontraram mais focos do mosquito Aedes aegypti [transmissor da doença]", explica.
 
Em segundo lugar ficou a área 7, compreendendo os bairros Brasil Novo, Humberto Salvador, Jardim Guanabara, João Domingos Netto. O Índice de Breteau ficou em 2,4, enquanto que o Índice de Infestação Predial em 1,7.
 
"O município está em alerta, no entanto, só conseguirá combater o aedes aegypti com apoio da população, com ações diárias dentro e fora de suas residências, além do cuidado em não descartar lixos em áreas públicas", finaliza.
 
Mutirão adiado
 
Devido à previsão de chuva forte para sábado (21), a Vigilância Epidemiológica cancelou o mutirão que seria realizado na zona leste.
 
Uma nova data será marcada e divulgada para a população nos próximos dias, segundo o órgão.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.