Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Projeto quer identificar portadores de deficiência em PP

Medida aprovada pela Câmara segue para sanção do Executivo

ROGÉRIO MATIVE

Em 24/10/2017 às 11:30

Projeto de lei cria mecanismos para o direcionamento das políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades de deficientes físicos em Prudente

(Foto: Ilustração)

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente projeto de lei que cria o Programa Municipal de Inclusão visando a identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município. A proposta da vereadora Alba Lucena (PTB) foi debatida em sessão ordinária na noite dessa segunda-feira (23).

Caso seja sancionada pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB), a lei cria mecanismos para o direcionamento das políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades de deficientes físicos em Prudente. "Por meio do cadastro será possível descobrir quem são, onde estão, e de qual deficiência são portadoras. Após detectar a demanda existente, poderemos desenvolver mais políticas públicas voltadas a essas pessoas e melhor administrar as já existentes", justifica a vereadora.

"É de extrema necessidade a criação de um banco de dados com informações atualizadas para detectar a quantidade de deficientes físicos em cada região a fim de que se possa desenvolver um trabalho de inclusão social com essa camada da sociedade, sem partir das simples estatísticas e suposições, mas sim através de um cadastro com informações concretas, reais e atualizadas", reforça.

De acordo com o projeto, o Programa Municipal de Inclusão será realizado a cada quatro anos. O cadastro será disponibilizado no site da Prefeitura e na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A coordenação do programa ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social, que deverá adotar as providências necessárias para o desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos, reunir todos os cadastros realizados e atualizar semestralmente o Cadastro-Inclusão.

O município poderá estabelecer ações, convênios e parcerias com órgãos públicos, universidades e entidades sobre a importância do programa. "Para que aconteça a verdadeira inclusão social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em todas as dimensões sociais, há a necessidade da identificação, através do Censo-Inclusão, da qual atual condição socioeconômica em que elas vivem", finaliza.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.