Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bate-papo discute relação entre comida e cultura no Sesc Thermas

Da Redação

Em 25/10/2017 às 11:47

Em bate-papo, Helio Hintze convida os participantes a pensar sobre as relações entre alimentação e cultura

(Foto: Cris Komesu/Cedida)

“A gente não quer só comer...”. Ao dizer que se quer mais do que comer, a canção “Comida”, composta por Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto estabelece uma discussão sobre a existência de uma percepção limitada dos significados da comida. Muito mais do que necessidade biológica, a alimentação e suas conexões com a cultura é tema abordado no bate-papo Comida, Cultura e Comensalidade, realizado pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente no próximo sábado (28), a partir das 10h. A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Ao longo de sua evolução, os seres humanos transformaram o ato de comer em algo muito mais significativo que a mera satisfação de uma necessidade. De fato, não se come apenas para sobreviver, reproduzir sua existência e nutrir-se. Comer também é prazer, um ato emocional e até afetivo. Traz conforto, tranquilidade, às vezes culpa. Para alguns, chega a ser uma experiência espiritual.

Essa conexão com a comida é discutida pelo professor Dr. Helio Hintze, de Jaguariúna (SP), que convida os participantes a pensar sobre as relações entre alimentação e cultura, a partir de uma visão relacionada à ecologia, sociologia, antropologia, filosofia e até um olhar para os aspectos religiosos, formando uma compreensão dos novos e antigos ritos de consumo do alimento.

Helio Hintze é doutor em Ciências e pós-doutorado em Economia, Administração e Sociologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de livros sobre consumismo e turismo, ele também já atuou como professor em diversas universidades.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.