Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente tem maior queda de emprego na construção

Da Redação

Em 26/10/2017 às 10:06

Região de Presidente Prudente teve uma perca de 125 empregos na construção civil com carteira assinada no mês de agosto

(Foto: Arquivo/Rogério Mative)

O nível de emprego na construção civil na região de Presidente Prudente teve queda de 1,47% em agosto em relação a julho deste ano. Esta variação percentual negativa é a maior entre todas as regiões do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Entretanto, apesar do cenário negativo, o diretor da Regional do SindusCon-PP, o engenheiro civil Paulo Perego, destaca que “as empresas têm se dedicado” para fomentar o setor.

 “Nossos empresários, pelo menos vemos isso na região, têm tentado deixar de lado a parte política e procurado fazer a parte deles, que é fazer com que o Brasil cresça, independente desta crise política”, frisa o dirigente sindical.

O engenheiro ainda pondera que a queda do nível de emprego na região se deve por conta de obras públicas, “que praticamente zerou” a demanda. “Já no setor privado, notamos que tem retomado e ido até razoavelmente bem. Novos loteamentos estão em fase de execução; os que estavam andando estão terminando, mas os governos não estão investindo, tanto a nível federal, como estadual e municipal. Mas na região de Presidente Prudente, a parte de loteamentos, por exemplo, tem saído bastante coisa”, pontua.

Com este percentual de 1,47%, a capital do Oeste Paulista foi seguida por São José do Rio Preto (-1,07%), Campinas (-0,79%), Ribeirão Preto (-0,59%), Santos (-0,42%), São Paulo (-0,27%) e Santo André (-0,19%).

Somente três regiões tiveram resultados positivos, com aumento no estoque de trabalhadores da construção civil: Bauru (0,88%), Sorocaba (0,41%) e São José dos Campos (0,28%).

Se considerar os números absolutos, a região de Presidente Prudente teve uma perca de 125 empregos na construção civil com carteira assinada no mês de agosto de 2017. “Comparando com outras regiões, a quantidade de empregos perdidos é menor, entretanto, a variação mensal mostra que nossa perda é maior entre todas, isso por conta de nosso estoque absoluto, que é menor. Temos um volume menor de empregos com carteira assinada em todo o Estado”, analisa.

A queda é continua, já que Presidente Prudente também perdeu o estoque de trabalhadores da construção civil em julho. Na ocasião, entre as Regionais do SindusCon-SP, Santos (-0,96%), Presidente Prudente (-0,75%) e Ribeirão Preto (-0,38%) tiveram baixa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.