Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vigilância realiza mutirão em área de risco em Prudente

Da Redação

Em 27/10/2017 às 11:52

Equipes percorrerão os bairros no trabalho de casa em casa, orientando os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti

(Foto: Arquivo/Secom)

Próxima de risco de surto de dengue, a Área 4, localizada na zona leste de Presidente Prudente, receberá mutirão da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) contra o mosquito Aedes Aegypti nesse sábado (28), das 8h às 13h30.

De acordo com o órgão, este é o primeiro dos quatro mutirões definidos na programação "Todos contra o Aedes". Os mutirões ocorrem prioritariamente nas áreas que apresentaram maior índice de infestação larvária, conforme resultados divulgados recentemente pela VEM.

Conforme a diretora da VEM, Elaine Bertacco, a primeira ação ocorrerá em parte da Área 4, que compreende os bairros, Parque Furquim, Vila Furquim e Vila Marcondes.

Nesta área, o Índice de Breteau (IB) ficou em 3,4 e o Índice de Infestação Predial em 3,2.  "Trata-se de uma das regiões, onde os agentes encontraram mais focos do Aedes Aegypti", pontua.

Em Prudente, Índice de Breteau (IB), que é o número de recipientes com larvas, ficou em 1,5. Já o Índice de Infestação Predial, que é o número de imóveis com larvas, ficou em 1,3.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal deve ser menor que um, onde é considerado tolerável; de 1 a 3,9, que já é considerado situação de alerta; e acima de 4 é considerado risco de surto.

"Neste sábado, se não houver cancelamento por conta do tempo de chuva, o mutirão contará com o envolvimento de mais de 100 agentes de combate as endemias da VEM e agentes comunitário de saúde de Estratégias de Saúde da Família", explica.

As equipes percorrerão os bairros no trabalho de casa em casa, orientando os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.