Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Motoristas serão alertados sobre prevenção do câncer de próstata

Da Redação

Em 01/11/2017 às 10:00

Durante o mês de novembro, painéis de mensagens irão alertar motoristas que trafegam pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), de Bauru a Presidente Epitácio, sobre cuidado com a saúde e a prevenção do câncer de próstata. A iniciativa da concessionária Cart faz parte do movimento  “Novembro Azul”, campanha que visa conscientizar os homens sobre a necessidade de fazer o exame de toque.

Além disso, a Cart realizará edições do “Saúde e Cidadania” nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) com o objetivo de alertar os homens e a população sobre a prevenção da doença. Testes de saúde também serão oferecidos como aferição da pressão arterial e verificação do índice glicêmico.

“A concessionária, em parceria com a  Agência de Transportes do Estado de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Urologia, levará informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata através de ações realizadas e mensagens sobre o cuidado com a saúde. Devemos alertar a população de que a doença, quando diagnosticada no início, têm grandes chances de cura”, destaca Athayde Caldas Júnior, gerente de relações institucionais.

A doença

O câncer de próstata é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Em 2016, segundo o órgão, foram registrados 61.200 novos casos no Brasil. Em 2013, o número de mortos pela doença contabilizou 13.772.

A detecção precoce e o início imediato do tratamento aumentam em 90% as chances de cura, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em 40% dos casos, os tumores são detectados em homens com idade acima de 50 anos.

Por isso, a SBU orienta que a prevenção seja iniciada nesta fase. Já homens que têm históricos da doença na família devem começar a avaliação aos 45 anos. O toque retal vai detectar alterações na próstata como endurecimento e possíveis nódulos.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.