Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Shoppings são invadidos por chuva; carros ficam ilhados

Bebês são transferidos após água invadir UTI Pediátrica da Santa Casa

ROGÉRIO MATIVE

Em 03/11/2017 às 22:57

Carros ficaram ilhados em alagamentos no Parque do Povo e outros pontos da cidade

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A chuva que atingiu a cidade de Presidente Prudente na noite desta sexta-feira (3) deixou carros ilhados, provocou alagamentos e invadiu os dois shoppings, mercado e estabelecimentos comerciais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de ocorrências foram registradas. Não há feridos.

Em uma hora, choveu 27,6 milímetros em Prudente, com ventos de até 70 km/h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Em alguns pontos do município, foi registrada queda de granizo.

Conforme apuração do Portal, a região do Parque do Povo foi a mais prejudicada com a forte chuva, que sofreu com alagamentos em várias partes. Na Avenida Coronel José Soares Marcondes, proximidades do Supermercado Avenida, duas pessoas ficaram ilhadas no teto de um carro que ficou praticamente coberto pela água.

Nas redes sociais, vários vídeos foram publicados mostrando grande volume de água descendo do teto do Prudenshopping. A chuva também invadiu lojas do Parque Shopping Prudente e as instalações do Supermercado Nagai e de uma conveniência.

Médicos e enfermeiros tiveram que transferir crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia, que também foi tomada pela a água da chuva.

Ocorrências

De acordo com o sargento PM Augusto do Corpo de Bombeiros, dezenas de ocorrências são atendidas. "Não tem como precisar quantas ocorrências, mas foram várias em relação a inundações e queda de árvores. Felizmente, não há feridos", diz.

Mais chuvas

Radares meteorológicos do IPMet/Unesp, instalados em Bauru e Presidente Prudente detectam chuvas moderadas a fortes acompanhadas por descargas elétricas em várias regiões do Estado de São Paulo.

“Áreas de instabilidade, associadas a aproximação de uma nova frente fria, se desenvolvem sobre o Estado de São Paulo, favorecendo a formação de nuvens associadas a chuva em várias regiões paulistas. Há previsão de chuvas fortes, acompanhadas por descargas elétricas, principalmente nas regiões oeste, norte e sul do estado", fala o meteorologista do IPMet/Unesp, André Mendonça de Decco.

Entre o sábado (4/) e domingo (5), a frente fria avança pelo litoral paulista, porém, o céu permanece com muita nebulosidade e sujeito a chuva. Na segunda-feira (6), o tempo segue instável.

Em Presidente Prudente, a previsão é de 25 milímetros de chuva neste sábado e 44 mm no domingo. Na segunda-feira, estão previstos 28 mm de chuva.

Ponto crônico

Conforme publicado pelo Portal, os constantes alagamentos no Parque do Povo devem permanecer. Os problemas tiveram início com a reurbanização da área em 1976, além da canalização do trecho inicial do Córrego do Veado.

Ao longo dos anos, vários levantamentos foram realizados, contudo, sem a apresentação de uma solução viável. No ano passado, a Prefeitura pediu ajuda ao Instituto de Pesquisa Tecnológicas para estudar a reabertura do canal fechado em 1995. Entre as possíveis soluções, foi apontada ainda a construção de galerias paralelas e piscinões.

Especialistas defendem que a área é inundável devido as características anteriores, ou seja, os alagamentos serão crônicos.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.