Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Sesc Thermas promove série de atividades no mês da Consciência Negra

Da Redação

Em 06/11/2017 às 10:00

Em vários espaços, programação gratuita conta com bate-papos, oficinas, vivência e exibição de filmes

(Foto: Divulgação)

Música, dança, gastronomia e várias outras áreas foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. E no mês em que é comemorada a Consciência Negra, o Sesc Thermas de Presidente Prudente prepara uma série de atividades visando aprofundar o tema sobre igualdade racial.  A programação tem início nos dias 11 e 12, com a oficina Construção de Histórias Bordadas.

Das 10h às 13h, Fabiana Alves, do Coletivo Mãos Negras de Presidente Prudente, fomenta o registro das recordações de histórias passadas por meio da arte do fuxico e das técnicas do bordado em ponto cruz, ponto atrás e do ponto corrente. A atividade gratuita ocorre no quiosque do Sesc Thermas. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento.

Já nos dias 16 e 17 é a vez da oficina de Dança Afro, com o professor Emerson Euzebio, de Presidente Prudente. Nela, os participantes aprendem a execução de danças trazidas pelos negros quando chegaram ao país no regime escravocrata, seus simbolismos inseridos pela arte, religiosidade e a resistência. A atividade ocorre das 19h às 20h30, na área de convivência do Sesc. Gratuitas, as inscrições serão feitas no local.

Ivonete Alves, do Coletivo Mãos Negras, ensina o processo de construção de máscaras afro-brasileiras nos dias 18 e 19, das 10h às 12h, no bosque do Sesc. Na oficina gratuita, o participante conhece ainda a história que envolve o objeto. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na central de atendimento. As vagas são limitadas.

O Cine Bosque deste mês apresenta o especial Consciência Negra, com produções que abordam conflitos raciais e a diversidade da cultura afro através de quatro filmes de produções nacionais e internacionais: Dona Vilma | Tudo o que você gostaria de saber sobre macumba e nunca teve coragem de perguntar (7/11); Madame Satã (14/11); Faça a Coisa Certa (21/11); e Sangoma (28/11). As exibições gratuitas começam às 20h30, no bosque do Sesc.

A obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas de educação é debatida durante o bate-papo “Educação na perspectiva Ubuntu”, com a socióloga e mestre em Ciências, Roseli Oliveira, de São Paulo (SP), e a mestre em Educação e coordenadora do Coletivo Mãos Negras, Ivonete Alves. A mediação será de Lisie Alves. O encontro será no dia 22, às 19h, na área de convivência, com entrada aberta à população.

Mãe Neide, de Ribeirão Preto (SP), comanda a oficina culinária africana "Awa ba wa jeun, Oluwa", pelo projeto Bom, Bonito e Gostoso. Mãe Neide fará as iguarias akará, vatapá e cuscuz, comidas que preservam a influência yoruba na culinária alimentar das comunidades tradicionais de matriz africanas existentes no país.  A oficina será nos dias 25 e 26, às 10h, no quiosque do Sesc Thermas. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas na central de atendimento.

Para fechar a programação, o Sesc Thermas fomenta ainda uma conversa sobre a busca da igualdade social nascida com Zumbi dos Palmares, líder negro de resistência e da luta da identidade da pessoa negra como parte da história constituinte do povo brasileiro.

O bate-papo “Arte e memória ancoradas em corpos negros” recebe Luiz Gustavo Alencar de Mendonça, de Bauru (SP), graduado em Artes Visuais, e Igor Henrique, de Presidente Prudente, organizador da Batalha do Vale, no dia 29, às 19h, na área de convivência. A mediação é de Kissy Luan, do Coletivo Mãos Negras.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.