Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Registrado primeiro tratamento para câncer com feixe de prótons

Da Redação

Em 08/11/2017 às 11:05

Técnica é mundialmente utilizada quando se tem o objetivo de realizar o tratamento tumores reduzindo os efeitos colaterais e ocorrência de tumores secundários

(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro registro de sistema de protonterapia no Brasil. O produto utiliza sistema de terapia por feixe de prótons, que é considerada a mais avançada tecnologia de radioterapia disponível no mundo para tratamento de diversos tipos de câncer.

O registro do dispositivo médico Probeam – Sistema de Terapia de Prótons -, fabricado por Varian Medical Systems Particle Therapy GmbH, foi publicado nesta semana no Diário Oficial da União. A terapia inclui casos pediátricos, cabeça, pescoço, fígado, pulmão e gastrointestinais.

A técnica é mundialmente utilizada quando se tem o objetivo de realizar o tratamento tumores reduzindo os efeitos colaterais e ocorrência de tumores secundários em comparação aos sistemas tradicionais de radioterapia, como o acelerador de elétrons.

O sistema de terapia por prótons demonstrou ser seguro e eficaz no tratamento de câncer, ampliando as possibilidades para o tratamento da doença.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.