Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Ação promove conscientização com testes gratuitos de saúde

Da Redação

Em 13/11/2017 às 14:53

Evento será realizado na base de atendimento ao usuário de Regente Feijó e incluirá testes gratuitos de saúde

(Foto: Arquivo/AI)

Na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), das 9h às 17h, a concessionária Cart realiza mais uma edição do "Ação e Cidadania", que neste mês marca as iniciativas do Novembro Azul, período dedicado ao incentivo à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata.

Na base de atendimento localizada no Km 545 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Regente Feijó, motoristas que passarem pelo local poderão realizar testes de saúde como aferição de pressão arterial e verificação do índice glicêmico. Eles receberão ainda orientações sobre exames preventivos do câncer de próstata, além de material educativo alusivo ao tema.

“Nossa proposta é incentivar os homens a fazerem o exame de toque, método mais eficiente de prevenção do câncer de próstata. Além das ações nos municípios, a concessionária vai veicular durante todo o mês uma frase de conscientização nos Painéis de Mensagens Variáveis sobre o cuidado e prevenção deste tipo de câncer”, afirma Athayde Caldas, gerente de Relações Institucionais.

Os testes são gratuitos.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Em 2016, foram registrados 61.200 novos casos no Brasil.

A detecção precoce e o início imediato do tratamento aumentam em 90% as chances de cura, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em 40% dos casos, os tumores são detectados em homens com idade acima de 50 anos.

Por isso, a SBU orienta que a prevenção seja iniciada nesta fase. Já homens que têm históricos da doença na família devem começar a avaliação aos 45 anos. O toque retal vai detectar alterações na próstata como endurecimento e possíveis nódulos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.