Da Redação
Em 14/11/2017 às 08:12
É importante ter total controle sobre a conta bancária e verificar se o saldo estará disponível nas datas dos débitos
(Foto: Arquivo)
Criado para dar comodidade ao consumidor, o serviço de débito automático também pode apresentar problemas, portanto, é importante ficar atento. Desta forma, o Procon-SP cita algumas dicas para evitar dor de cabeça.
De acordo com o órgão, é importante ter total controle sobre a conta bancária e verificar se o saldo estará disponível nas nas datas dos débitos. O débito pode ocorrer em qualquer hora do dia programado para pagamento.
O consumidor deve consultar sempre a conta por meio de saldos e extratos e marque as contas pagas para garantir um controle maior. Tem ainda que conferir se na conta cadastrada esta inserida a informação “Conta em débito automático”.
Para contas no débito automático, o consumidor deve fazer a solicitação com o banco e com o fornecedor do serviço. O mesmo acontece para cancelar ou suspender. Caso haja troca de banco, agência e conta, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.
De acordo com o Procon-SP, o consumidor tem o direito de escolher a forma que quer pagar suas contas, seja em débito automático ou da forma convencional, em uma agência bancária ou em outros estabelecimentos que tenha essa disponibilidade. A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.
Em caso de problemas com a cobrança via débito automático, entre em contato com a empresa prestadora do serviço. Persistindo a falha, consulte o órgão de defesa do consumidor mais próximo.
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