Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Elogiado por Obama, filme 'Faça a Coisa Certa' é exibido no Sesc Thermas

Da Redação

Em 21/11/2017 às 06:44

Do diretor americano Spike Lee, o filme lançado em 1989 foi considerado um dos mais polêmicos de todos os tempos

(Foto: Divulgação)

Filme que marcou a vida do ex-presidente americano Barack Obama, 'Faça a Coisa Certa' estampa uma história de tensão racial em exibição no bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente, nesta terça-feira (21). A sessão gratuita pelo Cine Bosque tem início às 20h30.

Do diretor americano Spike Lee, o filme lançado em 1989 foi considerado um dos mais polêmicos de todos os tempos, transformando o chamado 'cinema negro' em tendência de mercado ao abordar questões sociais e raciais latentes no país nos anos 1980.

Ao completar 25 anos do lançamento da produção cinematográfica, em 2014, Barack Obama relembrou a importância do filme no cinema e em sua vida pessoal intitulando-o como "um espelho da sociedade".

A produção cinematográfica integra a programação especial do Sesc Thermas para o mês da Consciência Negra, formada por um conjunto de ações que refletem cenários, produções, personagens, crenças e valores da cultura negra, com o objetivo de fortalecer e valorizá-la para a construção de uma sociedade pautada no respeito à diversidade étnico-racial e cultural.

O encerramento da mostra especial de cinema será no dia 28, com a exibição do filme Sangoma.

Mais sobre 'Faça a coisa certa'

O drama retrata a história de Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano dono de uma pizzaria no Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, o bairro é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee).

Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na "Parede da Fama". Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.

Considerado um divisor de águas na história do cinema negro americano, o filme proporcionou o surgimento de uma grande geração de cineastas negros dentro e fora do país. Entre tantas discussões, 'Faça a Coisa Certa' é considerado um filme-denúncia dos negros, assim como o rap fez na década de 80 nos EUA.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.