Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Bugalho quer agilizar constituição de consórcio para aterro

Da Redação

Em 21/11/2017 às 13:25

Até o momento, 38 municípios já foram sondados para aderir ao consórcio, dos quais 10 já assinaram o protocolo de intenções

(Foto: Jhow Gomes/AI)

Com a promessa de reduzir os custos pela metade, representantes de diversas prefeituras do Estado discutiram a concretização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista, objetivando a construção de um aterro sanitário conjunto entre os municípios. Rancharia é apontada para receber a implantação do empreendimento.

Em reunião ocorrida nessa segunda-feira (20), uma comissão formada por técnicos das prefeituras de Presidente Prudente, Paraguaçu Paulista e Marília apresentou projeto para viabilização de Central de Resíduos Sólidos.

Entre os fatores apresentados pela comissão estão a redução de custos em cerca de 50% em relação a aterros privados; facilidade em ter acesso a tecnologias sofisticadas, como a produção de gás; agilidade na elaboração do licenciamento ambiental e diminuição do número de áreas degradadas.

O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PTB), enfatiza a importância de agilizar a constituição do consórcio. "Haja vista que a maior parte das cidades da região já vem enfrentando sérias dificuldades em arcar com os custos da destinação do lixo", comenta.

Até o momento, 38 municípios já foram sondados para aderir ao consórcio, dos quais 10  já assinaram o protocolo de intenções: Prudente, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Marília, Santo Anastácio, Álvares Machado, Caiabu, Presidente Bernardes, Martinópolis e Emilianópolis.

O próximo passo para essas cidades interessadas é apresentar o projeto de lei, aprovado por cada Câmara de Vereadores, que autoriza a Prefeitura a ingressar no consórcio. Os prefeitos têm até janeiro para atender essa exigência - Presidente Prudente já cumpriu essa etapa.

A presença de cidades fora da região do Oeste Paulista chama a atenção. Entre elas, figura a lista de interessadas Oriente, Oscar Bressane, Palmital, Pompéia, Borá, entre outras.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.