Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Pesquisa aponta descarte irregular de medicamentos em PP

Da Redação

Em 27/11/2017 às 11:05

Levantamento também identifica que 76% dos entrevistados olham as condições dos remédios antes de usá-los

(Foto: Gabriela Oliveira/AI Unoeste)

Estudo revela que 60,21% da população prudentina descarta os medicamentos no lixo doméstico, enquanto apenas 15,3% entregam para as unidades onde adquiriram o medicamento ou aos agentes de saúde. Já 24,49%, aponta descartar os remédios de outra maneira.
 
De acordo com o professor de Engenharia Ambiental e Sanitária responsável pela pesquisa, Diego Ariça Ceccato, o principal paradoxo diz respeito ao fato de que 83% dos entrevistados sabem sobre os possíveis impactos que o descarte irregular de medicamentos pode provocar ao meio ambiente. “Detectamos que a informação não é o bastante, já que os entrevistados mencionam que, dentre os principais motivos que justificam o descarte irregular, estão falta de implementação de logística reversa nos estabelecimentos bem como, em farmácias e postos de saúde”, pontua.
 
Ele comenta que, o questionário aplicado no município, com população amostral de 193 pessoas, traçou também o perfil dos entrevistados como idade, sexo, nível de escolaridade e renda familiar. “Identificou-se também que, 76% observam a aparência do remédio e a sua respectiva data de validade antes de usá-lo. Foi possível constatar ainda, que o público feminino é o mais atento, pois 88,8% das mulheres verificam os aspectos dos medicamentos, enquanto que nos homens, esse índice é de 55%”, diz.
 
Outro aspecto notado foi que a proporção de pessoas que descartam os medicamentos em local inadequado é ligeiramente maior quando as mesmas possuem nível superior e renda mensal acima de R$ 2 mil. “Esse fato desmistifica a ideia de que a baixa escolaridade ou faixa salarial interferem nas ações que prejudicam o meio ambiente”, salienta Ceccato.
 
Para o professor, os resultados apontados na pesquisa, demonstram a necessidade de uma implantação de mecanismos que possam contribuir com o descarte correto desses resíduos no município. “A intenção é promover futuramente, ações que possam melhorar esse cenário como, por exemplo, a realização de mutirões de descarte”, conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.