Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Georreferenciamento é implantado no combate ao Aedes Aegypti

Da Redação

Em 27/11/2017 às 20:08

Sistema de georreferenciamento apontará focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela

(Foto: Arquivo)

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente iniciou a implantação de um sistema de georreferenciamento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, o objetivo é modernizar o processo de controle do vetor e contribuir para apontar, com maior rapidez e precisão, as áreas com maior índice de infestação do mosquito visando ações de bloqueio.

“O combate ao mosquito Aedes Aegypti deixa de ser um processo executado  às cegas, ou com uma defasagem de tempo entre a análise de informações e ações de bloqueio, e passa a ser um processo estruturado, sistematizado  e totalmente informatizado, o que permitirá uma maior eficácia no combate à infestação do mosquito transmissor de tantas enfermidades”, afirma o secretário.

Como funciona

O sistema permitirá automatizar o processo de vistoria das residências realizado pelos agentes de Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que atualmente é realizado por  meio de preenchimento de formulários em papel. Os dados destes formulários são posteriormente digitalizados.

"Agora o  formulário em papel será substituído por formulário eletrônico, utilizando tablets ou smartphones, que posteriormente transmitirão os dados via internet diretamente para a Sucen, reduzindo o tempo de coleta e envio de dados, além de melhorar a  qualidade na apuração dos dados, reduzindo a margem de erro", explica.

O sistema permite também emitir relatórios de infestação, identificando todas as ocorrências de larvas de mosquitos em criadouros residenciais, em tempo real, facilitando o planejamento de ações de contenção como a eliminação de criadouros e aplicação de larvicidas em regiões de maior infestação.

"Além da economia de papel,  o novo sistema permitirá emitir também, automaticamente, o relatório LIRA [Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti] com a definição do Índice de Breteau por cada região do município, em tempo real", pontua.

Com o georreferenciamento também será permitido capacitar e atualizar os agentes com  cursos multimídia. “Com este sistema, Presidente Prudente será pioneira na automação de coleta de dados da vigilância e na gestão destas informações para agilizar e tornar mais precisa as ações de bloqueio. A quase totalidade dos municípios brasileiros faz a coleta das informações do LIRAa de forma manual e pouquíssimos utilizam ferramentas de gestão para a tomada de decisões”, conclui.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.