Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Minicurso de futsal e introdução a Libras marcam Semana Inclusiva

Da Redação

Em 30/11/2017 às 10:31

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital do Oeste Paulista soma 9 mil surdos

(Foto: Cedida/AI)

Pessoas com e sem deficiência juntas em ações culturais, esportivas e de lazer. Esta é a proposta da Semana Inclusiva que o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove a partir de sábado (2). Até o dia 9, serão realizadas oficinas, vivência e festival de futsal. A programação é gratuita e aberta à população.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital do Oeste Paulista soma 9 mil surdos. Diante deste cenário, educadores da Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente (Asspp) ensinam noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos funcionários do Sesc Thermas e público interessado visando aproximar as pessoas e melhorar o primeiro atendimento.

"A atividade será aplicada por instrutores surdos acompanhados de intérpretes, além de outros surdos para que haja uma interação dos ouvintes e surdos. A oficina também vai capacitar os funcionários do Sesc no atendimento à comunidade surda. É uma iniciativa muito importante que visa a inclusão social dos deficientes auditivos em futuros eventos do Sesc e não somente na Semana Inclusiva", comenta a membro do Conselho Permanente da associação, Maria Darcy Mariz Morano.

A oficina será aplicada em dois sábados, dias 2 e 9, às 10h e às 13h, no Quiosque do Sesc Thermas. A participação é gratuita e aberta a todas as idades. "A inclusão dá trabalho e a educação é um dos principais meios para chegarmos até ela", fala.

No domingo (3), a instrutora de atividades físico-esportivas do Sesc, Aline Gomes Uehara, comanda a vivência gratuita de Danças Circulares na Área de Convivência, às 10h. O público participa junto com os atendidos da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Prudente da atividade que desperta a autoconfiança, a consciência corporal e espacial, além de incentivar a cooperação e a amorosidade entre as pessoas.

Na próxima semana, o técnico da Seleção Feminina de Futsal para Surdos, William Bitencourt, ministra o Minicurso de Futsal para Surdos. Nos dias 6 e 7, quarta e quinta, serão passados conceitos teóricos e práticos do futsal para pessoas surdas, além de técnicas para ensino e aprendizagem da modalidade. A atividade será das 19h às 21h, na Quadra do Sesc.

No dia 8, sexta, um festival de futsal promove a interação do público com integrantes da Associação de Surdos e Surdas. A mediação será feita por Bitencourt e instrutores do Sesc Thermas. O festival ocorre das 16h às 18h, na Quadra da Unidade. A participação é gratuita e aberta para adolescentes, a partir dos 12 anos, e adultos. As inscrições devem ser feitas antecipadamente na Central de Atendimento.

A oficina Musicalidade em Libras encerra a programação da Semana Inclusiva, com a participação do especialista em interpretação e tradução em Libras, Marcelo Guti. Professor e fundador do Instituto Mãos que Cantam, ele fala sobre a musicalidade aplicada aos surdos com o uso da Língua Brasileira de Sinais, buscando a inclusão, autonomia, acessibilidade e independência da pessoa surda.

No dia 7, a ação será das 19h às 21h. No dia seguinte (8), das 16h às 18h. A atividade é gratuita e ocorre na Área de Convivência.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.