Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Georreferenciamento visa rapidez no combate à dengue

Da Redação

Em 06/12/2017 às 12:34

Agentes de endemias recebem treinamento sobre georreferenciamento no combate ao Aedes

(Foto: Bete Gasperi/Secom)

Com a promessa de agilizar o combate ao mosquito Aedes aegypti, 95 agentes de endemias que trabalham nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde passam por treinamento para operação do Sistema de Georreferenciamento. De acordo com a Prefeitura, Presidente Prudente é o primeiro município do país a implantar um sistema totalmente digitalizado com informações em tempo real para eliminar o vetor transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. 
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, o sistema trará mais agilidade ao trabalho dos agentes. “Todos os agentes comunitários de saúde poderão participar e ajudar a detectar os focos, pois para fazer os bloqueios é necessário ter informações precisas sobre a localização dos focos. Este sistema  é mais rápido e preciso e irá nos ajudar a nortear as ações”, diz.
 
O sistema é totalmente integrado, ou seja, “conversa” com o banco de dados da Superintendência de Controle de Endemias dos Estado de São Paulo (Sucen). “Todos vão poder enviar informações diretamente para o sistema da Sucen, por meio dos tabletes ou dos celulares, e o mais interessante, vamos economizar tempo, papel, e mais, não é necessário  estar em locais onde exista sinal de internet, pois o sistema armazena os dados e envia quando está conectado a uma rede, ou seja, não há retrabalho por falta de sinal”, afirma Celso Tatizana, responsável pelo desenvolvimento do programa.
 
A meta é aumentar o número de pontos visitados por dia na cidade. "O sistema, que está  em fase de implantação, estará totalmente ativo em 2018, quando serão disponibilizados os equipamentos para os agentes trabalharem. Desta forma, automatizar o processo de vistoria das residências", finaliza o secretário.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.