Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Cuidado com a saúde dos olhos garante direção segura

Da Redação

Em 13/12/2017 às 10:36

Motoristas devem realizar exames períodicos e manter hábitos saudáveis

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (13) é celebrado o Dia do Cego e Dia de Santa Luzia, santa protetora dos olhos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbios de visão. Destes, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. No entanto, se a doença fosse diagnosticada e tratada com antecedência, muitas ocorrências poderiam ser evitadas.

A adoção de alguns hábitos podem prevenir doenças oftalmológicas como por exemplo, o cuidado com a alimentação, a prática de atividades físicas e abandonar o cigarro e o álcool. Doenças como a diabetes e a hipertensão arterial, em casos agudos, podem levar à cegueira.

O uso prolongado de computador e celular também pode afetar a visão. O excesso de luz dos equipamentos que podem incomodar as vistas, causar irritação e dificuldade para focar em objetos, além de tornar as imagens turvas e distantes.

A incidência da luz solar é outro fator que pode causar impacto na visão, por conta dos raios ultravioletas. É importante utilizar óculos escuros e que tenham proteção contra os raios UV-A e UV-B. As lentes de boa qualidade devem ser consideradas na hora da compra, evitando os óculos que não possuem fator de proteção e que podem danificar ainda mais a saúde dos olhos.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, depois da primeira habilitação, o motorista deve refazer os exames médicos - incluindo o de visão - a cada cinco anos, no momento da renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Porém, o ideal é realizar um exame oftalmológico anual, principalmente, após os 40 anos quando há a redução da visão por consequência da idade.

O exame do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) não tem a função de fazer um diagnóstico, trata-se de um exame de aptidão para a direção. Caso o motorista não esteja apto, o médico deve realizar o encaminhamento ao oftalmologista. Motoristas que possuem restrições na habilitação, como por exemplo: miopia, astigmatismo e hipermetromia, devem dirigir com a utilização de óculos ou lentes corretivas.

Confira algumas dicas para manter a saúde dos olhos:

Consulte um oftalmologista periodicamente

Faça uma alimentação balanceada

Mantenha um peso saudável

Pare de fumar e beber

Use óculos de sol com proteção ultravioleta

Evite ficar muito tempo na frente do computador, tabletes ou celular

Evite colocar as mãos nos olhos

Higienize corretamente suas lentes de contato

A visão é um dos principais sentidos que utilizamos na direção de um veículo. Observar a sinalização de trânsito, ter a percepção de espaço, distância, profundidade e a capacidade de discernir cores e objetos dentro do campo visual são características fundamentais para que uma pessoa seja apta a dirigir.

É por este motivo que a saúde dos olhos deve estar em dia e os motoristas devem realizar exames periodicamente para checar a acuidade visual. A acuidade visual é o grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais - a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.