Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Oficina ensina a criar equipamento de ilusão de ótica de 180 anos

Da Redação

Em 18/12/2017 às 09:28

Aberta para pessoas de todas as idades, atividade será nos dias 20, 21 e 22

(Foto: Divulgação)

Uma invenção de quase dois séculos e que ainda fascina as pessoas, a construção do zootrópio será ensinada em oficina promovida pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente nos dias 20, 21 e 22 deste mês. Gratuitas, as inscrições estão abertas na central de atendimento.

Desenvolvida no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc, a Oficina Cineminha Zootrópio permite aos participantes brincarem de cinema durante a construção das animações e equipamento com materiais recicláveis.

"O zootrópio é um carrossel que produz a ilusão de ótica por meio de imagem. Ele pode ser feito com materiais muito simples, como palito, papelão, etc.", explica o arte-educador do Sesc, Leandro Mariano.

O aparelho é dotado de um cilindro giratório perfurado e no interior são colocadas diversas figuras que, vistas através das fendas, dão ao espectador a ilusão de uma única figura animada. "Na oficina, o participante pode produzir seus próprios desenhos ou escolher modelos já impressos que estarão disponíveis", fala.

O zootrópio foi criado pelo relojoeiro inglês William Horner no ano de 1834. "Um trabalho simples, mas que ainda impressiona muitas pessoas diante de tanta tecnologia presente nos dias atuais", finaliza.

A oficina pode ser feita por pessoas de todas as idades. Contudo, as vagas são limitadas.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.