Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra 530 irregularidades em rede de esgoto

Da Redação

Em 19/12/2017 às 17:52

Nos últimos 18 meses, 535 ligações irregulares de água da chuva nas redes coletoras foram constatadas em Presidente Prudente, de acordo com levantamento da Sabesp. Na região, a vistoria flagrou 7.996 casos em imóveis.
 
Além de identificar as irregularidades, o objetivo da vistoria é promover a adequação dos imóveis, segundo a estatal. A ação é realizada em parceria com as Vigilâncias Sanitárias dos municípios, que notificam os proprietários. 
 
“A rede de esgoto não foi dimensionada para receber água da chuva. Fazer a ligação irregular pode provocar rompimentos da rede, vazamentos e retorno do esgoto na rua e dentro das casas”, explica o superintendente da Sabesp, Antero Moreira França Junior.
 
Do total de imóveis notificados na região, 4.681 já foram adequados pelos proprietários. Em Prudente, 512 tiveram a situação regularizada.
 
O que fala a lei
 
No Estado de São Paulo, o Decreto 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. Já a saída pluvial reúne a água da chuva que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.
 
Para evitar obstruções, também é importante que óleo de cozinha e resíduos sólidos, como restos de comida, fio dental, absorventes e preservativos, não sejam descartados no vaso sanitário ou no ralo da pia. 
 
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.