Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Vigilância inicia levantamento de infestação do mosquito Aedes Aegypti

Da Redação

Em 04/01/2018 às 09:18

(Foto: Arquivo)

Em Presidente Prudente, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) inicia o primeiro levantamento rápido do índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti deste ano. A partir desta quinta-feira (4), cinco equipes estarão em diferentes setores da cidade para visitar 4,2 mil imóveis.

O Índice Breteau (IB) e o Índice de Infestação Predial (IIP) são usados para mapear o grau de infestação do mosquito, responsável em transmitir a dengue e outras doenças. A partir deles, a VEM traça estratégias de combate e eliminação de focos.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, o trabalho deve ser concluído em 15 dias. "O prazo de conclusão dos levantamentos de infestação pelo Aedes Aegypti dependerá das condições do tempo. Já que neste período serão visitados 4.200 imóveis pelos agentes", adianta. No decorrer do ano, devem ser realizados mais dois levantamentos.

Serão analisados 40 itens nos imóveis visitados como: pratos de plantas, ralos externos, pneus, garrafas retornáveis, plásticos não utilizáveis e utilizáveis, entre outros.

O último IB realizado no ano passado apontou índice de 3,1 e IIP de 2,4, lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera de 1 a 3,9 em situação de alerta. E superior a 4 risco de surto. Porém, Presidente Prudente registrou apenas 10 casos de dengue em 2017.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.