Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Banco de Leite Humano está com estoque praticamente zerado

Da Redação

Em 05/01/2018 às 17:03

São apenas oito litros de leite à disposição das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais

(Foto: Ananias Pinheiro/Secom)

Referência para quatro hospitais de Presidente Prudente, o Banco de Leite Humano está com seus estoques em situação alarmante. De acordo com a coordenadora do serviço, Denise Campanharo, as geladeiras estão praticamente vazias por causa da queda nas doações.
 
São apenas oito litros de leite à disposição das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal do Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”, Hospital Estadual “Doutor Odilo Antunes de Siqueira”, Hospital Nossa Senhora das Graças, e Hospital Iamada. A demanda gira em torno de cinco litros de leite por dia para alimentar bebês prematuros ou de crianças em que as mães não podem amamentar. 
 
“Atualmente, temos apenas 55 mães doando regularmente, enquanto o ideal seria termos pelo menos 120 doadoras”, alerta. O primeiro mês do ano costuma ser bastante desafiador para serviços como o Banco de Leite, já que muitas famílias aproveitam o período de férias escolares para viajar. 
 
A coordenadora do Banco de Leite explica que é bem simples contribuir com os estoques. Se a mãe está amamentando e tem leite excedente, basta entrar em contato com o serviço, que uma equipe vai até a casa da doadora, ensina como fazer a retirada e o armazenamento do leite. “Toda semana, nossa equipe retorna até a residência da doadora para recolher os frascos. A mãe não precisa se deslocar até o banco de leite para levar”, acrescenta.
 
Serviço
 
O Banco de Leite Humano funciona no Centro de Saúde 1 (Palácio da Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Avenida Brasil, esquina com Avenida Washington Luís. O telefone é o 3226-3400. 
 
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano também disponibiliza várias orientações sobre quem pode ser doadora, como preparar o frasco para coletar o leite, como realizar a retirada e o armazenamento do material. O site é www.redeblh.fiocruz.br.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.