Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

O tempo fechou? Tire os equipamentos elétricos das tomadas

Da Redação

Em 16/01/2018 às 10:25

Brasil é atingido anualmente, em média, por 77,8 milhões de raios, segundo levantamento

(Foto: Arquivo/Secom Itanhaém )

Durante o período de chuvas, a incidência de ventos e raios aumenta e consequentemente os riscos para pessoas e equipamentos elétricos se elevam. Segundo levantamento realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Brasil é atingido anualmente, em média, por 77,8 milhões de raios. O verão é a estação do ano que registra o maior número de descargas atmosféricas e também de temporais.

Sendo assim, quando o tempo estiver ‘fechando’, uma boa prática para evitar prejuízos é desligar os aparelhos eletrônicos da tomada. “Durante as tempestades, quando ocorre uma alta incidência de raios que atingem a região e também o sistema elétrico, podendo provocar a interrupção do fornecimento de energia, o ideal é que os equipamentos sejam retirados das tomadas. É uma medida preventiva”, destaca Stevon Schettino, gerente de Operação do Sistema da Energisa Sul-Sudeste.

Para a proteção das instalações elétricas internas e dos aparelhos elétricos de residências, lojas comércios e demais construções, é necessário fazer o aterramento nas tomadas e instalar equipamentos denominados de Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS).

Dispositivos como filtros de linha, estabilizadores e nobreaks também contribuem com a proteção dos eletroeletrônicos. Apesar de serem utilizados bastante em computadores, esses aparelhos também são recomendados para outros produtos.

Segundo Schettino, em temporais a atenção deve ser sempre redobrada. “Além dos equipamentos elétricos, os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo. É preciso ficar atento”.

Em situações como essas, confira algumas dicas para que você passe por um temporal sem nenhum susto ou acidente:

Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;

Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares;

Deixe para carregar ou smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;

Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc);

Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

Durante temporais, evite aglomerações;

Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;

Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

Não fique embaixo de árvores ou próximo à torres;

Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa Sul-Sudeste, pelo telefone 0800 70 10 326.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.