Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

HRC instala primeiro comitê de ética hospitalar de Prudente

Da Redação

Em 17/01/2018 às 06:59

Abertura oficial do Comitê de Ética em Pesquisa, com a participação de Jorge Alves de Almeida Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep)

(Foto: Cedida/AI)

Nesta semana, o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente realizou a abertura oficial do Comitê de Ética em Pesquisa, com a participação de Jorge Alves de Almeida Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) e membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que apresentou a palestra intitulada "Importância do Comitê de Ética no contexto da pesquisa: avanços e desafios do sistema CEP/CONEP".

Em Presidente Prudente, já existem outros dois comitês: da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, sendo que estes estão ligados ao âmbito acadêmico.

O urologista e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HRCPP, Felipe de Almeida e Paula, cita o evento como fundamental para a instituição. "A presença de Jorge Venâncio, coordenador da Conep, é o que irá trazer musculatura ao Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, mostrando o quão importante são os Comitês de Ética em Pesquisa, no âmbito nacional". Ainda segundo o médico, a palestra faz parte de um processo de capacitação que acabará no início de fevereiro.

O coordenador define a importância de um Comitê de Ética em Pesquisa como a possibilidade de se fazer as pesquisas clínicas dentro da própria instituição, garantindo a proteção adequada aos participantes. "Muitas vezes a pessoa acabou de receber um diagnóstico de câncer e se encontra numa situação de pânico. Então, tanto no Brasil e no mundo, existe essa rede de Comitês de Ética para zelar que os direitos das pessoas que estão sendo convidadas para participar de uma pesquisa sejam devidamente tratados", explica.

O Comitê de Ética em Pesquisa do HRCPP é formado por: o urologista Felipe de Almeida e Paula; a cirurgiã-dentista Nara Maria Vasconcelos Ielo; a endocrinologista Carolina de Castro Rocha Betônico; a anestesista Mariana Takaku; o promotor de Justiça, Mário Coimbra; o procurador geral da República, Tito Lívio Seabra; doutora e coordenadora da Unesp, Edna Maria do Carmo; a médica Marlene Spir; a doutora Susimary Aparecida Trevizan Padulla; o ortopedista e traumatologista, Flávio Porto Franco Piola; a física médica, Bruna Mascarin Minotti; o cardiologista Carlos Eduardo Bosso; a arquiteta Maria Eunice Carvalho Tosello; a assistente social, Vanderli de Almeida Evangelista; a enfermeira Elaine Cristina Negri Santos; a patologista, Gisele Alborgheti Nai; e a secretária executiva Ana Carolina Kumizaki.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.