Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mutirão atende 200 homens para exame de próstata em PP

Da Redação

Em 22/01/2018 às 18:33

Exame de próstata é indicado para homens a partir dos 45 anos de idade, exceto para aqueles que possuem histórico familiar da doença, que devem realizar o exame uma vez ao ano

(Foto: Cedida/AI)

Um mutirão realizado no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente atendeu 200 pacientes para exame de próstata. Os agendamentos foram feitos por meio de encaminhamento durante a Campanha "Novembro Azul", no ano passado, que contabilizou 1 mil pedidos. O Laboratório Marlene Spir (LMS), realizou a coleta dos resultados e encaminhou para o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente.

"Esperamos conseguir dar vazão a toda solicitação encaminhada para o hospital nos próximos meses. A previsão é alcançar cerca de 1 mil atendimentos nos próximos meses", comenta o urologista Felipe de Almeida e Paula.

O aposentado Adelci José da Silva, 67, reconhece a importância da prevenção. Desde os 50 anos, ele realiza acompanhamento através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). "O meu pai morreu de câncer de próstata porque ele tinha preconceito com o exame. Quando ele foi fazer o PSA, já estava muito alterado, espalhado pelos ossos. Esse é um dos motivos de eu me cuidar: não repetir o erro do meu pai", cita.

O operador de empilhadeira, José Pedro dos Santos, 45, também possui histório familiar. Por isso, realizou o exame pela primeira vez aos 44 anos. "Meu pai foi pego pelo preconceito. Não realizada o exame por achar que isso interferia na sua masculinidade. Acabou tendo a sorte de não descobrir em um estágio muito avançado da doença. Então, eu me cuido por ele e pelos meus filhos", revela.

O exame de próstata é indicado para homens a partir dos 45 anos de idade, exceto para aqueles que possuem histórico familiar da doença, que devem realizar o exame uma vez ao ano, a partir dos 40 anos.  

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país. O diagnóstico antecipado da doença contribui para que futuras complicações sejam evitadas, por isso a importância da prevenção e realização dos exames, já que o estágio inicial da doença quase não apresenta sintomas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.