Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Corpo de macaco é recolhido; VEM inicia trabalho de prevenção

Da Redação

Em 22/01/2018 às 19:00

Corpo foi recolhido para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e permanece em um congelador

(Foto: Arquivo/Secom)

O corpo de um macaco em estágio avançado de decomposição foi encontrado por moradores do Bairro Terras de Imoplan, em Presidente Prudente. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), não há motivos para alarde. Contudo, o órgão realizará bloqueio de vetores como prevenção.

"Como a morte já havia ocorrido há cerca de 40 dias, o corpo do animal estava em estado de decomposição e apenas os ossos e pele estavam no local. Por este motivo, não foi possível enviar as vísceras do animal para o Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo", explica a diretora da VEM, Elaine Aparecida Bertacco.

O corpo foi recolhido para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e permanece em um congelador. "Para posteriormente tomar as providências adequadas seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a apuração de eventuais casos de febre amarela", diz.

De forma preventiva, nesta terça-feira (23), uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Parque Alvorada orientará os moradores do bairro sobre a situação vacinal. A Vigilância Epidemiológica irá demarcar uma área para, no período da tarde, começar o bloqueio dos vetores – mosquitos dos gêneros haemagogos e sabether.  

A Sucen também estuda a possibilidade de colocar armadilhas para o vetor. Serão vistoriadas cerca de 400 casas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.