Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após 2 anos, faixa de retenção para motos é implantada em PP

Rogério Mative

Em 22/01/2018 às 19:26

Ideia da faixa de retenção é coibir a concorrência perigosa entre carros e motocicletas à espera do sinal verde

(Foto: Ananias Pinheiro/Secom)

Após dois anos da promulgação da lei que determina a implantação de faixas de retenção para motos, a Prefeitura de Presidente Prudente iniciou a demarcação da parada exclusiva em semáforos.

Iniciativa do ex-vereador Ivan Itamar (PT) aprovada em 2016, a ideia da faixa de retenção é coibir a concorrência perigosa entre carros e motocicletas à espera do sinal verde. Conforme dados da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav), o município tem 36,2 mil motos licenciadas em circulação.

A faixa estabelece uma área de acomodação mais segura para as motos durante a espera pela abertura do semáforo. A sinalização é regulamentada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Primeira fase

A primeira sinalização foi implantada no cruzamento da Avenida 14 de Setembro com a Avenida Coronel José Soares Marcondes. Nesta primeira fase, serão sinalizados também os seguintes pontos: Avenida 11 de Maio com Avenida Coronel José Soares Marcondes, Avenida 11 de Maio com Avenida da Saudade, e Avenida 14 de Setembro com Avenida Manoel Goulart.

Foi vetada em 2016

O projeto de lei sobre a implantação da faixa de retenção para motos foi aprovado pela Câmara Municipal em maio de 2016. Porém, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) vetou a proposta.

Em seguida, os vereadores derrubaram o veto e o Legislativo promulgou a lei naquele ano.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.