Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Especialistas alertam sobre manutenção preventiva de veículos

Da Redação

Em 15/02/2018 às 14:07

Verificar pneus, mecânica e sistema elétrico são cuidados que podem evitar imprevistos e panes na rodovia

(Foto: Cedida)

Panes mecânicas e elétricas, pneu furado, superaquecimento do motor e bateria descarregada estão entre as principais ocorrências registradas nas rodovias da região de Presidente Prudente. Para evitar transtornos na hora de viajar, a manutenção preventiva é fundamental, segundo o empresário do ramo automotivo, Robson Coutinho.
 
"Existem dois tipos de acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é o que o condutor poderia ter feito algo antes de acontecer, diferentemente do segundo, que mesmo tomando todas as medidas possíveis, ocorreu", comenta Coutinho, que comanda a RMW Service Car ao lado dos sócios Mário Futema e Wilber Ferreira.
 
Alguns itens importantes para garantir o bom desempenho do veículo e a segurança têm checagem rápida e podem ser pré-avaliados pelo próprio condutor. "O problema tem início ao colocar o veículo nas ruas sem saber as reais condições de funcionamento do mesmo, ou seja, a conclusão é que a falta de manutenção triplica os riscos de acidentes. O cuidado com a segurança no trânsito deve começar mesmo antes de o condutor colocar o seu veiculo na estrada", alerta Futema.
 
"Pesquisas apontam 80% dos veículos em circulação têm algum tipo de problema como: pneu careca, lanterna ou farol com lâmpada queimada, falta de seta, falta de visibilidade devida deficiências nos retrovisores, motores desregulados, entre outros. Esses problemas tornam-se mais graves com a pista molhada", relata o especialista Wilber Ferreira.
 
Itens de segurança que podem ser checados pelo próprio motorista. Antes de viajar, certifique-se que o estepe está no veículo. A ausência do pneu reserva rende multa. Verifique se há bolhas ou rachaduras nos quatro pneus, inclusive no reserva. Se houver, faça a troca. 
 
"Para prevenir acidentes, deve se realizar a manutenção preventiva do veículo a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. Também é necessário verificar a parte elétrica como luzes e o funcionamento do cinto de segurança, que deve estar funcionando perfeitamente", avisa Ferreira.
 
De acordo com Coutinho, a manutenção preventiva gera economia ao bolso do motorista. "Não só beneficia a segurança no trânsito, mas também poupa o bolso do proprietário do veículo. A manutenção preventiva fica em torno de 30% mais barata ao condutor do que a manutenção corretiva, que é quando o veiculo já apresenta algum problema grave", diz.
 
"Portanto, antes de sair com seu veiculo, procure um profissional ou uma oficina de confiança para realizar a manutenção preventiva do seu veiculo, te deixando mais tranquilo para usar e viajar, como também gerar mais segurança para todos", finaliza.
 
Confira outras dicas
 
Triângulo, macaco e chave de roda
 
Só checar se estão no carro não é suficiente. Veja se estão em condições de funcionamento. Um macaco engripado ou um triângulo sem sustentação não servem para nada
 
Fluídos
 
Analise a validade de todos os fluidos e os filtros e, principalmente, se não há vazamentos. Fique atente aos seguintes fluídos: líquido de arrefecimento; óleo do motor e transmissão; fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio.
 
Checar o nível do combustível para evitar pane seca e a disponibilidade de postos de combustíveis ao longo do trajeto
 
Sistema elétrico
 
A manutenção dos equipamentos elétricos depende de oficina especializada. Confira sempre: lanternas, pisca alerta e sistema de limpeza dos vidros
 
Cheque as paletas de limpeza e os desembaçadores. Se a borracha da paleta estiver ressecada, a eficiência do equipamento será prejudicada durante a chuva.
 
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.