Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Com IB alto, Prudente entra em risco de surto de dengue

Zona leste apresenta índices de 15,7 e 10,6 para infestação do Aedes

Da Redação

Em 20/02/2018 às 16:37

Foram pesquisados 5.210 imóveis em todas as áreas da cidade resultando em um índice de 8,5

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

O primeiro levantamento do ano sobre a infestação do mosquito Aedes Aegypti em Presidente Prudente preocupa a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Nesta terça-feira (20), foi divulgado o Índice de Breteau (IB) , que faz a medição da quantidade de larvas do mosquito em fase de desenvolvimento. O resultado aponta risco de surto de dengue.
 
Foram pesquisados 5.210 imóveis em todas as áreas da cidade resultando em um índice de 8,5. Conforme a Vigilância Epidemiológica, os dados são referentes ao primeiro semestre de 2018. Já que o próximo IB será realizado entre julho e agosto.
 
O Índice de Infestação Predial (IPP) ficou em 5,5, segundo a VEM. Este indicador é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de endereços pesquisados para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. 
 
A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, alerta que o resultado ficou acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1. O índice menor que menor que 1 é considerado “tolerável”, de 1 a 3,9 é considerado “situação de alerta”, e superior a 4 é “risco de surto”. 
 
A Área 4 da cidade apresentou os maiores índices: IB 15,07 e IP 10,67. A região compreende os bairros da zona leste da cidade, como Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros. 
 
"Como medida para conter a situação, a Vigilância Epidemiológica e Defesa Civil iniciaram neste mês campanha com intensificação nas atividades de casa a casa, orientação à população com entrega de panfletos, mutirões de limpeza, entre outros", explica.
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.