Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Caratecas participam do Gashuku Nacional na Serra Gaúcha

Da Redação

Em 27/02/2018 às 16:22

Na cidade gaúcha, 180 caratecas de sete Estados brasileiros participaram do Gashuku Nacional 2018

(Foto: Cedida/Marcos Mineiro)

Entre 180 caratecas do país, oito atletas da região de Presidente Prudente participaram do Gashuku Nacional 2018, realizado pela Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil. O evento ocorreu em Gramado/RS. O encontro teve como meta promover um período de vivência, aperfeiçoamento das técnicas e troca de conhecimentos. 
 
A atividade foi conduzida pelo mestre Koji Takamatsu, faixa preta, 9º Dan, no último fim de semana. Presente em Gramado, Paulo José Martins Villalva, de Álvares Machado, faixa preta, 5º Dan, aprovou a iniciativa. “Todo Gashuku nos ensina algo a mais. Para mim representa a oportunidade de treinar com outros professores, trocando informações e aperfeiçoando a técnica do estilo Wadô-Ryu, que está presente em nossa região desde 1979”. Villalva é delegado titular da 15ª Delegacia da Federação Paulista de Karatê, que abrange a Alta Sorocabana, e ainda diretor regional da Organização Wadô-Ryu.
 
O Gashuku, que significa “todos sob o mesmo teto”, visa fomentar a convivência mútua em harmonia. “Treinamos juntos e fazemos as refeições em um único local. É momento de interação e de renovarmos a filosofia e a essência do estilo com o intuito de transmiti-las aos nossos alunos”, frisa Villalva. 
 
Essa atividade da Wadô-Ryu, arte marcial que chegou ao Brasil em fevereiro de 1956 - completou 62 anos de existência em solo brasileiro -, já é tradicional e sempre ocorre no segundo mês de cada ano. 
 
“No evento, por exemplo, tivemos a presença de um atleta do Japão”, revela Villalva. Além do mestre Koji Takamatsu, que trouxe o estilo do Japão para o Brasil, o seu filho Sérgio Takamatsu, faixa preta, 7º Dan, também comandou as aulas teóricas e práticas. “O público compareceu ao ginásio e conheceu o caratê”, pontua.
 
Atividades intensas
 
Os treinamentos foram promovidos no Ginásio de Esportes José Francisco Perini, mais conhecido como Perinão. Os participantes ficaram hospedados na Casa da Juventude, no Lago Negro. “O Gashuku teve treinos de katá [luta imaginária], de kumitê [que é o combate] e de arbitragem, cursos e palestras. Foram três dias ótimos, de intensas atividades, disciplina e concentração”, salienta Villalva. Ainda no Gashuku, em Gramado, ocorreu a primeira avaliação de graduação superior nas categorias menores e maiores.
 
A 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Wadô-Ryu foi representada por oito caratecas: três de Presidente Venceslau, três de Álvares Machado, um Santo Anastácio e um de Presidente Epitácio. Além de Villalva, Pedro da Silva Andrade, faixa preta, 4º Dan, Marcos Rogério da Cunha Garcia, Marcos Mineiro, faixa preta, 3º Dan, Rita Cássia de Souza Andrade, Renato Frigolete e Viturino Santos Silva, os três últimos são faixas pretas, 1º Dan, Vitor Lucas Ishida e Lucas Porto Rodrigues, ambos utilizam a faixa marrom, estiveram no Rio Grande do Sul. Rita Cássia é esposa do professor Pedro Andrade. O atleta Jovelino Junior, de Presidente Prudente, faixa preta, 1º Dan, desfalcou o grupo regional.
 
Anotar na agenda
 
De acordo com Villalva, o próximo Gashuku Nacional está agendado para Álvares Machado, no Campo Belo Resort, de 12 a 15 de julho. “O evento na região será destinado apenas aos faixas pretas do estilo”, observa. Atualmente, o Gashuku, que é aberto para todas as faixas, existe um revezamento de cidades-sedes. Entretanto, o treinamento voltado aos faixas pretas tem sede fixa: Álvares Machado.
 
“Foi apresentada, em Gramado, proposta dos representantes dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para que o curso em Machado seja aberto a todas as faixas, a partir de 2019. Caso seja aprovada, será estabelecido novo rodízio entre os municípios. Aí só para faixas pretas. A mudança entrará em discussão durante assembleia em julho”, acrescenta o diretor regional da Organização Wadô-Ryu. (Com Cássio Oliveira/Assessoria de Comunicação)
 
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.