Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

FestA! no Sesc: 11 atividades gratuitas para fazer neste fim de semana

Da Redação

Em 03/03/2018 às 11:11

Projeto oferece oficinas, vivências e encontros, entre os dias 2 e 4 de março

(Foto: Cedida/AI)

Dos primeiros passos às primeiras palavras, descobrimos linguagens, formas de expressão e de interação com o mundo. Aos poucos, porém, o aprendizado vai ganhando regras e provas, e a vontade de aprender pode ser deixada de lado pelo peso da obrigação. Mas, nem tudo está perdido. A segunda edição do FestA! – Festival de Aprender relembra que o aprendizado é, sim, prazeroso.
 
O projeto, criado pelo Sesc São Paulo, realiza de 2 a 4 de março mais de 500 atividades, nas 39 unidades do Sesc em São Paulo, nas áreas artísticas e tecnológicas. 
 
No Sesc Thermas de Presidente Prudente, são oferecidas 11 atividades, totalmente gratuitas: as oficinas de Patchwork, Introdução à Marchetaria, Cenografia e Land Art com Elementos Naturais e Game Jam Educ – Desenvolva um Jogo do Zero em Dois Dias necessitam de inscrições antecipadas pelo site sescsp.org.br/prudente ou na Central de Atendimento da unidade.
 
Tem ainda as vivências Maratona de Crochê, Pintura Líquida, Jogos Criativos, Criando Jogos com Serigrafia, Fazendo Arte, que requerem inscrição no local e horário da atividade, e os encontros Game Jam e Jogos Independentes e Gerações Gamer, que têm acesso livre.
 
Um dos destaques é a oficina de Cenografia e Land Art com Elementos Naturais, que ocorre no sábado e domingo, das 9h às 13h. A Land Art é um movimento artístico pautado na fusão da natureza com a arte, que surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e Europa. O termo, se traduzido, corresponde a “arte da terra”, tendo como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico.
 
Na oficina, o artista plástico e cenógrafo Fábio Delduque, de Bragança Paulista (SP), ensina os participantes a utilizarem como matéria-prima folhas, legumes, frutas, galhos, cascas de árvore, luz e sombras para criarem esculturas e instalações cenográficas tendo como referência a história da Land Art e o trabalho do pintor Giuseppe Arcimboldo.
 
Saiba mais sobre as outras atividades:
 
Patchwork
 
A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”. Essa é uma técnica artesanal de reunir retalhos de tecidos com formas variadas para criar uma colcha, almofada ou outro trabalho com tecido. Os desenhos formados podem ser desde formas geométricas até formas de pessoas, animais e o que mais a imaginação mandar.
 
Além de um breve histórico da técnica e os principais materiais utilizados, os participantes aprendem como cortar, costurar e emendar as peças, tendo contato com a costura à máquina e, na sequência, constroem uma peça coletiva. A oficina é ministrada pelos artistas Wagner Vivan e Benigna da Silva, de São Paulo (SP).
 
Introdução à Marchetaria
 
Comandada pelo professor Marcelo Bioni, de São Paulo (SP), a oficina propõe um primeiro contato com a arte da marchetaria, que se utiliza da aplicação de peças de diferentes tipos de madeira e outros materiais para criar desenhos e padrões decorativos, além de apresentar as técnicas de marcenaria e acabamentos necessárias.
 
O objetivo é produzir um tabuleiro personalizado do jogo Mancala, de origem africana. O tabuleiro de mancala é tradicionalmente feito de madeira e, na atividade, o público poderá personalizar o seu.
 
Game Jam Educ – Desenvolva um Jogo do Zero em Dois Dias
 
Game Jams são encontros de desenvolvedores com o intuito de criar um jogo em um período pré-determinado. Os participantes não precisam ter conhecimento sobre programação e com ferramentas simples e aproveitando o conhecimento de cada um, são formados grupos que – com o apoio do mediador, o mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Danilo Filitto – desenvolvem roteiro, programação, gráficos, sonorização e testes para criar um jogo.
 
Game Jam e Jogos Independentes
 
O que é Game Jam e qual a sua importância para os desenvolvedores de Jogos Indie (independentes)? Neste encontro os desenvolvedores de jogos indie falam sobre os desafios de se tornar um desenvolvedor e dão demonstrações de seus jogos.
 
Gerações Gamer
 
Espaço aberto para exposição e troca de games antigos e atuais, action figures, revistas e outros colecionáveis ligados à cultura Gamer. Traga seus tesouros para que todos apreciem e tenha a oportunidade de conhecer ou relembrar antigos games e consoles.
 
Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.