Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente registra primeiros casos de leishmaniose do ano

Da Redação

Em 12/03/2018 às 18:46

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou 15 casos, sendo 14 contraídos no próprio município

(Foto: Arquivo/Marcos Sanches/Secom)

Apesar do calendário acusar o mês de março, os primeiros casos positivos de leishmaniose viceral canina do ano foram divulgados apenas nesta segunda-feira (12). Contudo, o fato não deve ser comemorado devido os registros serem de coletas realizadas desde janeiro, em Presidente Prudente.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou 15 casos, sendo 14 contraídos no próprio município e um importado. Foram quatro casos positivos na Vila Real e um caso em casa um dos bairros: Jardim Estoril; Jardim Guanabara; Mário Amato; Residencial Universitário; Residencial Jardins; Jardim Aquinópolis; Cecap; Jardim Cobral; Parque Jabaquara e Residencial Francisco Belo Galindo.

"A população deve tomar medidas simples para combater a disseminação da doença como cuidar do quintal para evitar que o mosquito se prolifere. Ambiente com sujeira restos de materiais em decomposição como folhas, fezes de animais é propício para a proliferação da leishmaniose", alerta o diretor do CCZ, Célio Nereu Soares.

Em 2017, foram contabilizados 468 casos positivos de leishmaniose canina na cidade. Dados referentes a casos de leishmaniose podem ser conferidos no site: www.prudentedigital.com.br/leishmaniose.

Plantão

O CCZ informa que realizará plantão de chipagem e coleta se sangue para verificação de LVC no próximo sábado (17), das 8h às 16h. A ação será na Rua Manoel Nunes Bitencort, próximo à subestação da Energisa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.