Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Transparência de contas é debatida em Prudente

Uepp cobra ampliação de informações; Bugalho analisa pedido

Da Redação

Em 13/03/2018 às 20:10

Bugalho recebeu o ofício da Uepp e encaminhou o pedido de análise para a Secretaria Municipal de Tecnologia

(Foto: Ananias Pinheiro/Secom)

Criado em 2008, o Portal da Transparência deve ser ampliado visando a divulgação de dados sobre contas, contratos e recursos da Prefeitura de Presidente Prudente. Esta é a proposta apresentada pela União das Entidades de Presidente Prudente (Uepp). O pedido é analisado pelo prefeito Nelson Bugalho (PTB).

Em 2017, a Câmara Municipal aprovou vários projetos determinando maior publicidade de vários serviços oferecidos pelo município. Entre eles, a divulgação das farmácias populares à disposição da população, durante feriados e pontos facultativos; valores arrecadados com eventos no Estádio Prudentão e os beneficiados com o Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador (Fesapp); além de divulgar as despesas com água, energia elétrica e telefones dos prédios públicos municipais.

Agora, a entidade apresentou uma proposta de reformulação do Portal da Transparência da Prefeitura, página onde são publicadas informações relativas às contas públicas, contratos e licitações, transferências de recursos, entre outras informações relevantes sobre a administração municipal.

O Portal da Transparência foi criado por meio da Lei 6.909/2008, que tem como autor Oswaldo Bosquet, vereador na época, atual secretário de Assuntos Viários. Atualmente, o site disponibiliza dados sobre vencimentos de servidores e comissionados, despesas de prédios públicos e gastos com viagens, por exemplo.

"As sugestões traduzem o anseio da sociedade civil local e regional, possibilitando amplo acesso às informações relacionadas à municipalidade. Os dados foram apurados pela equipe da UEPP em portais da transparência do Brasil inteiro, em busca de potencialidades que podem ser aplicadas ao site da Prefeitura", argumenta o vice-presidente da entidade, Marcos Antônio Carvalho Lucas.

Em análise

Bugalho recebeu o ofício e encaminhou o pedido de análise para a Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec). A proposta também será discutida na próxima reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codepp).
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.