Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prefeitura estuda mutirões em casas e quintais contra dengue

ROGÉRIO MATIVE

Em 21/03/2018 às 09:18

No mês passado, foram pesquisados 5.210 imóveis em todas as áreas da cidade resultando em um Índice Breteau (IB) de 8,5

(Foto: Arquivo/Secom)

Diferentemente de anos anteriores, o número de casos de dengue segue baixo apesar dos índices apontarem possível surto da doença em Presidente Prudente. Para manter o panorama atual, a Prefeitura decidiu investir em uma série de mutirões para recolher lixo de quintais e casas particulares. A ação deve ser realizada em vários bairros a partir da próxima semana.

Os mutirões serão programados para recolher todo o tipo de entulhos, além de móveis, colchões, materiais inservíveis das casas e quintais, entre outros. O objetivo é prevenir o aparecimento de focos do mosquito Aedes aegypti e evitar que a população descarte o lixo em locais não adequados.

“A partir última semana de março iremos promover os mutirões. Os locais serão amplamente divulgados, colocaremos caçambas e carretas para recolher todo o tipo de lixo. A população do bairro irá receber a informação para participar e recolher o lixo e entulho de dentro de casa e dos quintais”, afirma o chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcos Tadeu.

Outras reuniões serão realizadas para definir os locais e a estratégia de cada mutirão, que contará com a participação de equipes da Prudenco, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras.

"Todo o lixo recolhido terá um descarte adequado", finaliza.

Índices

No mês passado, foram pesquisados 5.210 imóveis em todas as áreas da cidade resultando em um Índice Breteau (IB) de 8,5. Conforme a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), os dados são referentes ao primeiro semestre de 2018. Já que o próximo IB será realizado entre julho e agosto.
 
O Índice de Infestação Predial (IPP) ficou em 5,5, segundo a VEM. Este indicador é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de endereços pesquisados para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Casos de dengue

Até o momento, não foram divulgados casos de dengue neste ano. Em 2017, a VEM confirmou apenas 10 registros da doença. Já no ano anterior, em 2016, a cidade sofreu a maior epidemia de dengue de sua história, com mais de 13 mil casos.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.