Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Turismo é fomentado por vizinhos; projeto sugere mudanças

Aprovado pela Câmara, Plano Diretor de Turismo apresenta estratégias

ROGÉRIO MATIVE

Em 21/03/2018 às 19:42

Cidade foi lembrada pelo Calçadão da Maffei, shoppings, Parque do Povo e Cidade da Criança como pontos turísticos

(Foto: Arquivo)

Fortalecer o turismo local com ações a curto, médio e longo prazo. Esta é a missão do Plano Diretor de Turismo de Presidente Prudente, que foi aprovado nesta semana pela Câmara Municipal. Uma das sugestões é desenvolver estratégias para ampliar o tempo de permanência de visitantes - em sua maior parte, moradores de municípios vizinhos -, gerando aumento na hospedagem.

O Plano Diretor foi construído de forma colaborativa por representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Senac após uma pesquisa de demanda realizada no fim do ano passado com 150 pessoas em pontos estratégicos da cidade, como o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, Terminal Rodoviário, Calçadão da Maffei, Sesc Thermas, universidades, bares e restaurantes, além de hotéis e o Parque do Povo.

Visitantes vizinhos

De acordo com a pesquisa, o fluxo turístico de Prudente está concentrado em moradores das cidades vizinhas (47%), sendo que o tempo de permanência é curto. A maioria entrevistada apontou que permanece, no máximo, apenas um dia no município. As visitas ocorrem no fim de semana.

As respostas sobre o motivo pelos quais os turistas vieram ao destino foi bem diversificado com destaque para: negócios (24%) e compras (24%). Do total, apenas 28% ficaram hospedados na cidade.

Diante deste cenário, o estudo sugere o desenvolvimento de estratégias para equilibrar a demanda entre “durante a semana” e “fim de semana”, além de ampliar o tempo de permanência, gerando aumento na hospedagem.

Destaques positivos

Entre os destaques positivos, a cidade foi lembrada pelo Calçadão da Maffei, shoppings, Parque do Povo e Cidade da Criança como pontos turísticos. Entre os regulares que merecem atenção, destacam-se: arborização, segurança e conservação das ruas.

O estudo coloca a cidade como referência em serviços financeiros e educacionais, com grande rede gastronômica e ampla infraestrutura de mobilidade para atender os visitantes.

Contudo, destaca que Prudente tem vários pontos a melhorar, dentre os quais alguns aspectos internos como: divulgação dos atrativos e dependência de investimento municipal.

O cenário apresentado na pesquisa de demanda demostra que os visitantes são da região que têm baixo poder aquisitivo, o que gera a permanência de um dia na cidade. Além disso, é preciso construir a identidade promocional do município. O atraso na integração com outras regiões pode comprometer o desenvolvimento turístico do município, segundo o estudo.

O que pede o Plano Diretor

O Plano Diretor aponta a necessidade de fomentar a criação de eventos, captar recursos para o desenvolvimento do turismo, desenvolver um Plano de Comunicação e Marketing, melhorar a infraestrutura dos equipamentos e serviços turísticos, além de aprimorar a gestão do turismo no munícipio.

A proposta segue sugestionando um calendário de eventos e plano de marketing para promoções universitárias. Também estão previstos a criação do Fundo Municipal de Turismo e projeto para destinação de 2% do INSS do setor de turismo.

Por último, o Plano Diretor reforça a retomada do trabalho do Convention Visitors & Bureau; fomentação do Plano Regional de Turismo com outros municípios para acessar recursos do Ministério do turismo; capacitação das pessoas que trabalham com a gestão e operação do turismo, além de meios de divulgação e discussão.
 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.