Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Lago recebe 500 peixes para manter qualidade da água

Da Redação

Em 23/03/2018 às 12:36

Soltura ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Água, instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU)

(Foto: João Paulo Barbosa/AI)

O lago do Parque Ecológico da Cidade da Criança de Presidente Prudente recebeu 500 alevinos de curimba, espécie de peixe que se alimenta de matéria orgânica em decomposição - plantas e animais mortos - e, com isso, contribui para a qualidade da água.

A soltura ocorreu em comemoração ao Dia Mundial da Água, instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU).  A iniciativa foi dos responsáveis pelo Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), vinculado à Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp).

A ação envolveu mais de 30 alunos e teve ainda orientação sobre a importância da água; da recuperação, prevenção e manutenção do meio ambiente; atividades lúdicas com desenhos e dobradura de origami de peixe.  

“Além de receber visitas, nossa proposta é levar a filosofia do acervo para fora dos muros da universidade; toda ela voltada em prol do meio ambiente”, disse o professor Josué Pantaleão que responde pelo Aecin juntamente com seu colega Rondinelle Artur Simões Salomão, que atua na reprodução de peixes no Centro de Piscicultura da Unoeste.

Conforme o biólogo Salomão, a escolha do curimba recaiu no fato de ser espécie nativa da bacia hidrográfica regional. Um peixe que atinge capacidade reprodutiva em 1 ano, quando chega a mais ou menos 1 kg.

É uma espécie detritívora, ou seja, que se alimenta de matéria orgânica; contribuindo com a limpeza da água de seu habitat. Em março do ano passado foram soltos 1,5 mil alevinos de curimba no Balneário da Amizade, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) e no encerramento da Semana Municipal da Água.

Os lagos

 Atualmente, o parque recebe cerca de 7 mil visitantes por semana, os quais passeiam pelo amplo complexo turístico que, além das atrações do parque aquático e zoológico entre outras, possui amplo apelo natural com 80 hectares de mata atlântica preservada em dois lagos, respectivamente com espelhos d´água de 37 mil (no qual foram soltos os alevinos) e 32 mil metros quadrados.

Em nenhum dos lagos é permitido nadar e o maior é utilizado por uma das atrações do parque, que é o passeio de pedalinho. Nos dois lagos é permitida a pesca. Aos domingos para a população em geral, das 8h às 12h.

Para o pessoal da terceira idade, às segundas e quintas-feiras, das 7h às 18h,  desde que cadastrados na Associação de Pescadores da Cidade da Criança. Em qualquer das duas condições há estímulo à pesca esportiva (pescar e soltar) e um controle sobre o limite de peixes pescados.

Cada associado paga R$ 30 por mês e o dinheiro arrecadado é investido no repovoamento dos lagos, conforme o presidente da associação Benedito Alcides de Lima, policial militar aposentado e que desde 1996 atua como voluntário desse programa de lazer para a terceira idade que permite até cinco pacus por pesca e libera a quantidade de tilápia, por ser uma espécie nativa.

O descumprimento das regras gera advertência e até suspensão temporária ou permanente.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.