Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Abertas inscrições para seis cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e artes

Da Redação

Em 26/03/2018 às 08:01

Atividades duram em média 2 meses e abrangem técnicas como produção musical, costura, animação e programação

(Foto: Cedida/AI)

Com o objetivo de ampliar as ações formativas nas áreas de tecnologias e artes, o Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece, entre abril e junho, diversos cursos livres que abrangem técnicas de produção musical, costura, animação e programação. Os cursos, gratuitos, são destinados a iniciantes e àqueles que já possuem algum conhecimento sobre as técnicas oferecidas.

As inscrições, também gratuitas, começam na próxima terça-feira (27), para comerciários credenciados no Sesc, e na quinta-feira (29) para o público em geral. Com duração média de dois meses cada, há cursos de SMS – Introdução ao Uso de Smartphones, Ateliê Aberto de Costura e Arte Têxtil, Introdução à Modelagem e Costura, Animação 2D, Clube da Programação e Produção Musical.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente à central de atendimento do Sesc, de terça a domingo, das 8h15 às 19h30, ou nos sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 17h30, e apresentar sua Credencial Plena.

Quem não for comerciário credenciado no Sesc, pode se inscrever a partir da quinta, dia 29, mediante a apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço. A inscrição é feita na hora e de graça.

No dia 8 de junho, às 15h, há um encontro geral para finalização dos cursos e apresentação dos trabalhos feitos.

Confira mais sobre os cursos:

SMS

Aprenda a utilizar seu celular conhecendo mais sobre o seu funcionamento, ajustes, aplicativos e contratação de planos. Um guia prático para quem precisa e deseja entender melhor seu smartphone.

Ateliê Aberto de Costura e Arte Têxtil

Espaço aberto para criação com a disponibilização de máquinas de costura e outros equipamentos aos interessados, com qualquer nível de conhecimento. Confecção de peças de vestuário e decorativas, além de troca de informações e experiências em costura, modelagem, patchwork, tricô, crochê, macramê e outras técnicas têxteis.

De acordo com uma das professoras do curso, a costureira e pós-graduanda em design de moda, Vilma Gama de Souza, 62 anos, a capacitação é uma oportunidade de renda extra, bem como a inserção no mercado de trabalho, uma vez que, segundo ela, por falta de profissionais especializados, o setor de corte e costura está aquecido. “Observamos uma alta demanda, tanto em estabelecimentos físicos quanto aos autônomos”, diz.

Introdução à Modelagem e Costura

Conceitos de modelagem, suas origens e história. Tudo em aulas expositivas e atividades práticas com peças bases. São utilizadas técnicas de riscar o molde, estruturação da forma, manipulação de elementos, corte do tecido e confecção de uma peça.

Segundo a especialista em moda Veridianna Ferreira, que ministra o curso, os participantes terão a oportunidade de aprenderem conceitos de modelagem plana e específica. “Primeiro, os alunos passam por uma parte teórica, na qual conhecem a história e alguns tipos de modelagem plana. Na fase prática, eles já aprendem a criar uma modelagem específica que servirá para confeccionarem uma peça própria para si”, explica.

Animação 2D

As origens e história da animação, além de seus conceitos básicos são mostradas em aulas expositivas. Dividido em quatro temáticas, o curso trata a animação tradicional, animação por computador, princípios da animação e domínio do software de animação.

Segundo o especialista em mídia digitais interativas, Guilherme Oliveira Pironi, 27 anos, o curso oferece aos inscritos o domínio para criação e desenvolvimento 2D, por meio de plataforma digital. “Utilizamos um programa para tal. E, com isso, capacitamos os inscritos. Vale destacar que existem poucos profissionais deste perfil em Presidente Prudente e região”, argumenta.

Clube da Programação

A partir de uma linguagem de programação simples e funcional, o Scratch – desenvolvido pela Media Lab do MIT para fins educativos –, o Clube da Programação é um espaço aberto de criação, aprendizado e trocas. Toda semana os programadores e curiosos se reúnem para desenvolverem seus projetos pessoais, tirarem dúvidas, colaborarem e explorarem as inúmeras possibilidades na construção de aplicativos e jogos.

Conforme a professora do curso, Michelle Cristina Bueno dos Santos, 39 anos, todo e qualquer interessado pode participar do curso, uma vez que a plataforma permite fácil acesso de seus usuários. Além disso, a especialista informa que a formação permite diferentes criações, tais como jogos e animações. “Este processo é uma tendência no universo digital”, analisa.

Produção Musical

Ao aprenderem sobre o cenário musical atual, os participantes produzem e finalizam uma música colaborativamente, utilizando gravações, sintetizadores e samplers, assim como técnicas e práticas de mixagem e masterização.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.