Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Mutirão recolhe TVs de tubo após fim do sinal analógico em PP

Da Redação

Em 05/04/2018 às 14:35

Para quem não quiser instalar conversor e trocar de aparelho, mutirão receberá TVs antigas inutilizadas

(Foto: Arquivo)

Com o fim do sinal analógico, televisores antigos precisarão de um conversor para receber imagem digital. Porém, mesmo com a possibilidade de reaproveitamento do equipamento, um mutirão é preparado para receber aparelhos que possam ser descartados pela população, em Presidente Prudente.

"Vamos disponibilizar até quatro carretas, que serão posicionadas em pontos estratégicos da cidade para que a população possa levar suas televisões antigas visando a destinação correta", adianta o presidente da companhia mista, Mateus Godoi.

O descarte correto é essencial, já que os tubos dos televisores são compostos por elementos poluentes, como os metais chumbo, cádmio, mercúrio e berílio.

Prudentinos que precisarem se desfazer dos aparelhos devem entrar em contato com a Prudenco pelo telefone: 3226 0055; ou diretamente pela Central 156 da Prefeitura. "Com isso, será possível mapear quais os pontos da cidade onde há maior procura pelo serviço de recolhimento das TVs", diz.

A previsão é disponibilizar o serviço ainda neste mês. "Assim, a gente evita que as pessoas joguem esses aparelhos na rua, em terrenos baldios, fundos de vale, o que traria muitos transtornos à comunidade", finaliza.

Conversor é melhor opção

Para quem não tem planos de trocar o aparelho de TV, mas quer garantir a qualidade da imagem em casa, um conversor é a melhor escolha. Para captar o sinal, que é gratuito, basta ter uma Antena de TV UHF e conectá-la ao seu televisor.

Conectando a televisão e o conversor por um cabo HDMI (que unifica os sinais de áudio e vídeo digital), a principal vantagem de um conversor externo é o custo. O aparelho sai muito mais em conta do que uma televisão nova. Compacto e ocupando pouco espaço, alguns modelos também possuem software para gravação de programas e de interatividade.

Em relação à imagem, a nitidez será proporcional à resolução da tela.  Quanto maior for o número de linhas e colunas, melhor será a definição. É importante notar que para garantir a imagem em alta definição (HD) o televisor precisa estar habilitado para receber e exibir essa opção, sendo necessário também que o conversor externo esteja ligado à televisão por meio de um cabo HDMI.

Mesmo em um televisor tradicional de tubo, com entrada de vídeo componente, a qualidade de imagem e som proporcionada pela TV digital não deixa a desejar. Ela se assemelha a imagem dos filmes de DVD.

 

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.