Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

No Dia do Índio, Sesc Thermas promove debate sobre cultura indígena

Da Redação

Em 11/04/2018 às 16:55

Atualmente, os índios ocupam 11% do território brasileiro

(Foto: Divulgação)

Quando você ouve a palavra “índio”, qual é a primeira imagem que vem em sua cabeça? Selvagem? Um homem de tanga? Mulheres praticamente nuas? Vivendo no mato, dormindo na rede? Talvez você seja livre destes estereótipos, mas é fato que esses olhares preconceituosos sobre os índios permeiam a sociedade.

O bate-papo “Cultura Indígena em Pauta” aborda a atualidade da cultura indígena e sua história na região Oeste do Estado de São Paulo, bem como explica sua importância para a constituição da população regional, além de estimular o debate em torno da questão. Um olhar sobre a cultura indígena diferente da visão estigmatizada, que nos é ensinada logo nas primeiras séries da escola.

A atividade é comandada pelo etnoarqueólogo Robson Rodrigues, que atua como pesquisador e pós-doutorando do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele traz ao público do Sesc informações baseadas em pesquisas etnoarqueológicas sobre a ocupação dos povos indígenas, desde o período pré-colonial.

A conversa ocorre em meio à instalação “Sai da Moita”, em exposição no bosque do Sesc Thermas até 27 de maio. Em busca das identidades ocultas no território do Oeste Paulista, o artista paulistano Rodrigo Bueno criou uma série de obras em torno do passado quilombola, indígena e imigrante desta região.

19 de abril – Dia do Índio

Desde 1943, comemora-se no dia 19 de abril, em todo o país, o Dia do Índio. A data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, em alusão ao 1° Congresso Indigenista, ocorrido no México, três anos antes.

Discutir a questão indígena nas Américas, envolvendo as relações conflituosas travadas desde o início da ocupação do continente pelos europeus, foi a principal temática do congresso. Considerando o passado da opressão, os líderes indígenas resistiram ao congresso e, apenas no dia 19 de abril, decidiram participar dos debates. A partir de então, a data passou a marcar o Dia do Índio, em toda América.

Nem tudo são flores na questão indígena. A data remete a temas como meio ambiente, cultura, memória e reconhecimento histórico, mas, também, a questões como o desrespeito e a discriminação. Segundo o censo do IBGE em 2010, existem 305 etnias e 274 línguas indígenas faladas, além do português, mas a inclusão e a participação ativa dessas comunidades na sociedade brasileira e na escolha de seus destinos ainda são restritas.

Considerando a expectativa dos colonizadores, os índios criaram mecanismos de defesa e resistência. Mesmo com tantas tentativas de escravização e levantes, que levaram ao extermínio de muitos povos, atualmente os índios ocupam 11% do território brasileiro.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.