Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Prudente soma 436 pacientes em hemodiálise e diálise

Carim alerta para a falta de macas para tratamento e pede hospital exclusivo

Da Redação

Em 13/04/2018 às 19:27

Objetivo da cartilha é disponibilizar informações sobre a doença e os direitos dos pacientes

(Foto: Cedida/AI)

Atualmente, 436 pessoas realizam hemodiálise, diálise ou tratamento conservador em Presidente Prudente. Os dados foram divulgados pela Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), durante lançamento da cartilha "Doença Renal Crônica", nesta sexta-feira (13).

O objetivo da cartilha é disponibilizar informações sobre a doença e os direitos dos pacientes. O projeto, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da 29ª Subseção da OAB, distribuirá 10 mil exemplares.

Com conteúdo elaborado por advogados, psicóloga, assistentes sociais e médicos, os exemplares serão entregues em hospitais e clínicas de todo país por meio da Sociedade Brasileira de Nefrologia. "Também acontecerá o lançamento no Renal Vida, evento que será em Blumenau [SC], cidade referência para transplante de rim", adianta a advogada da OAB, Brunna Ruzzon.

"A inteção é dar maior visibilidade ao paciente renal crônico, para oferecer assessoria jurídica e orientações de prevenção por conta do desconhecimento da doença que é silenciosa. A maioria das pessoas descobre apenas em estágio crônica”, fala.

Quer hospital

O presidente do Carim, Cássio Mitsuo, alerta para a falta de macas para hemodiálise em Prudente. "Há a necessidade urgente da construção do Hospital do Rim e já pedimos ajuda do Governo. Hoje, atendemos 436 pacientes e seus familiares para hemodiálise, diálise e tratamento conservador, além dos transplantados", diz.

A incidência de casos de doença renal crônica tem aumentado ao longo dos anos devido ao seu relacionamento com a hipertensão e diabetes. "Infelizmente, alguns pacientes se recusam entrar na fila de transplante, outros, não conseguem por motivos específicos. Por isso, é de fundamental importância o trabalho realizado pelo Carim, para que conscientize e instrua essas pessoas", comenta o diretor técnico do Departamento Regional de Saúde, Jorge Yochinobu Chihara.

A cartilha

A cartilha é ilustrativa e didática abordando os estágios da doença e transplante, causas e prevenção, tratamentos, plano de saúde, seguro de vida, financiamento imobiliário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadoria, auxílio doença e isenções tributárias.
 
"A Comissão realizará ainda, gratuitamente, consultoria mensal nas sessões de hemodiálise que acontecem no Hospital Regional de Presidente Prudente e Instituto do Rim, além de divulgar em palestras nas escolas", explica Wesley Cotini, vice-presidente da OAB e idealizador do projeto.
 
Mais ação

Neste sábado (14) das 9h às 12h, o Carim estará na Praça Nove de Julho em ação alusiva aos 14 anos da entidade, com orientação da saúde e prevenção da doença.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.