Segunda-feira 1 de maio de 2018 | Presidente Prudente/SP

Após 10 meses, Praça do Centenário é entregue em Prudente

Da Redação

Em 14/04/2018 às 13:52

Praça está localizada entre a Fundação Mirim e a sede da 29ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Parque do Povo

(Foto: Marcos Sanches/Secom)

Após 10 meses do início das obras e sete meses do aniversário de Presidente Prudente, foi entregue oficialmente a Praça do Centenário, localizada no Parque do Povo, ao lado do Centro Olímpico. O ato foi realizado na noite dessa sexta-feira (13).

Com 16 mil metros quadrados de área total e mais de 11 mil de área construída, a praça remonta a geografia e história de Presidente Prudente.

“Essa praça é repleta de simbolismo. Este monumento principal, de quase 9 metros de altura, representa os dois coronéis fundadores da cidade [Coronel Marcondes e Goulart], que eram brigados, mas que se uniram para fundar e desenvolver a nossa cidade, mas também representa a união do povo de nossa cidade. O mapa desenhando no solo o mapa de Presidente Prudente, com todas as suas regiões, distritos, rios, a rosa dos eventos apontando as zonas norte, sul, leste e oeste. O monumento de entrada representa o prudentino de braços abertos para receber o seu povo, que é exatamente a mensagem que queremos deixar com essa praça”, enaltece o prefeito Nelson Bugalho  (PTB).

No local, foi enterrada uma cápsula do tempo com mensagens, fotos e documentos de diversas entidades que, direta ou indiretamente, participaram do centenário de Presidente Prudente.  A cápsula só será aberta em 2067.

Também houve a entrega das obras de restruturação da rotatória “Doutor Luciano de Souza Pinheiro”, com a presença de familiares do advogado falecido.

A praça

Projetada pelo arquiteto Maurício Fernandes, a praça está localizada entre a Fundação Mirim e a sede da 29ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No local, foram assentados mais de 4 mil metros de calçamento entre pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado, que é permeável e favorece a absorção da água.

Possui no solo em alto relevo a “Rosa dos Ventos”, revestida em granito e que simboliza os quatro pontos cardeais da cidade. Também tem em destaque os rios que fazem a divisa do município, o Rio do Peixe, o Rio Mandaguari, e o Rio Santo Anastácio.

Foram instaladas luminárias com Led e plantadas 40 palmeiras imperiais que contornam a praça. Também compõem o paisagismo mudas de jequitibás, ipês, quaresmeiras, flaboyants, entre outras.

As obras tiveram início em junho do ano passado e a praça tinha previsão inicial para ser entregue no aniversário da cidade, 14 de setembro. Contudo, os trabalhos sofreram diversos atrasos devido a licitações e chuvas, segundo a Prefeitura.

Monumento

Na Praça Luiz de Camões, estava previsto o monumento em comemoração aos 100 anos de Presidente Prudente, em frente ao Museu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Netto”. No local, a concessionária Energisa chegou a realizar a manobra de postes de energia e compactação dos fios.

O monumento seria construído após concurso envolvendo engenheiros e arquitetos da cidade. Porém, foi abandonado pela Comissão do Centenário, sem previsão para ser edificado.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Telefone: 18-98122 7428

© Portal Prudentino - Todos os direitos reservados.